Nos dias 11 e 12 de abril, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) recebe a primeira edição do MED.WIN – A Window into Medical Careers. A temática deste congresso, que se realiza nas instalações do Centro de Investigação Médica da FMUP (CIM-FMUP), está centrada nas especialidades e carreiras médicas.

O objetivo desta iniciativa é transmitir informação relativa à prática clínica dentro das diferentes especialidades médicas existentes em Portugal. O que fazer depois da faculdade e qual o futuro enquanto médico são questões que pairam nas mentes de vários estudantes de medicina e para as quais o MED.WIN pretende dar resposta.

Programa

O evento está baseado em três partes formativas. As sessões plenárias irão abordar temas gerais e transversais a todas as especialidades médicas. “Medicina na Primeira Pessoa” e “Sou médico. E agora?” são algumas das temáticas destas sessões.

Os workshops práticos irão focar-se nas competências práticas e gestos clínicos de diferentes especialidades médicas. E aqui os participantes terão várias opções de escolha. “Sutura e Pequena Cirurgia”, “Intoxicações Agudas” e “Medicina Física e Reabilitação” são apenas três dos 27 workshops à disposição.

As sessões paralelas serão constituídas por testemunhos de um ou mais médicos de cada especialidade (entre as mais populares). Estes irão falar sobre a prática clínica do seu dia-a-dia e do trabalho realizado enquanto médico dessa especialidade. Nestas sessões, a audiência terá a possibilidade de colocar questões aos palestrantes.

Inscrições

As inscrições para os estudantes de medicina da FMUP abriram no dia 25 de março e são realizadas no site do MED.WIN. No dia 26 de março começam as inscrições para estudantes de medicina das restantes escolas médicas, bem como para Internos de Ano Comum FMUP.

As inscrições nos workshops e sessões paralelas decorrerão na área pessoal dentro do site do MED.WIN e iniciam-se a 29 de março. Apesar das inscrições terem o valor de 15 euros, a organização espera uma grande afluência de inscritos. Aliás, Salomão Fernandes, membro da comissão organizadora do evento, afirma que as vagas devem esgotar rapidamente.

Pertinência do evento

Para Salomão Fernandes, apesar de os alunos estudarem e entrarem em contacto com várias especialidades durante o curso, muitas delas não são aprofundadas.

Como tal, a ideia para o evento surge dessa necessidade de os estudantes terem um maior contacto com as especialidades em questão. O membro da comissão organizadora explica que o evento pretende centrar-se não só no trabalho que se faz durante o curso, mas também no que se fará depois da faculdade. Salomão salienta que a dificuldade não é especializar-se, mas sim no que se especializar.