A Polícia Judiciária (PJ) está a recrutar 120 inspetores estagiários para colmatar a falta de profissionais nesta área e preencher as vagas deixadas por aposentações. A ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, afirmou, à saída da conferência “Combate à Corrupção”, em Lisboa, que há, “neste momento, condições de abrir um novo concurso para 120 inspetores estagiários para a Polícia Judiciária”.

Os selecionados vão ter funções como realizar operações, ações, diligências, investigação criminal, vigilâncias, capturas e pesquisa e recolha de informação. A PJ exige alguns requisitos obrigatórios aos candidatos, como ter nacionalidade portuguesa, menos de 30 anos, vacinas em dia e ter cumprido o serviço militar.

Aqueles que concorrerem também devem ter carta de condução e uma licenciatura em Engenharia, Contabilidade, Administração, Gestão, Criminologia, Psicologia ou Ciências Sociais.

São vários os critérios para a escolha dos selecionados. Para além de uma prova escrita que vai avaliar o nível de conhecimentos e as competências de escrita, os candidatos também têm de passar por uma prova física e exames médicos e psicológicos.