O Concurso de Ideias de Negócio da Universidade do Porto – iUP25k – está de regresso e podem inscrever-se grupos até quatro elementos, sendo que pelo menos um deles deverá ser aluno ou ex-aluno da Universidade do Porto (UP).

Os interessados deverão participar até 19 de abril, preenchendo um formulário disponível online e submetendo, na plataforma TVU, um vídeo de até três minutos em que a ideia de negócio seja apresentada. Aqueles que tiverem uma proposta de negócio social podem ainda candidatar-se ao Best Social Business, referindo e justificando essa intenção no formulário.

Terminada a fase de candidaturas, o concurso avança para a Etapa Geral: no dia 29 de abril serão divulgadas as 25 ideias finalistas, que passarão à Etapa Intermédia. Já dos candidatos ao Best Social Business serão escolhidos entre 10 a 15 finalistas, que, nos dias 15 e 16 de maio, terão que comparecer a uma formação – a Social Business Edition. Aí, os grupos serão guiados de forma a prepararem uma boa apresentação do projeto e serão escolhidos os três melhores projetos.

Na Etapa Intermédia – de 29 de abril a 8 de maio –, as 25 equipas selecionadas têm que preparar um Action Business Plan e uma apresentação dos projetos, que determinará quais as dez ideias a prosseguir no concurso. Já na Etapa Final, que decorre de 8 a 29 de maio e que culmina com a escolha dos vencedores, vão decorrer duas formações às quais os finalistas têm que comparecer: a iUP25k Business Model e a Pitch Me UP.

O primeiro prémio são 15 mil euros em serviços de apoio à concretização das ideias de negócio e o segundo e terceiro são cinco mil euros (para cada um), também em serviços de ajuda. Haverá ainda uma Menção Honrosa (o Prémio do Público) e será atribuído o Best Social Business, cujo prémio ainda está por definir.