O projeto Sociedade, Escola e Investigação (SEI) nasce da iniciativa e colaboração entre o Departamento Municipal de Educação da Divisão Municipal de Ciência e Conhecimento da Câmara do Porto, e o Observatório da Vida nas Escolas (OBVIE), do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP).

Em nota avançada pela Câmara do Porto pode-se ler que a “Sociedade, Escola e Investigação tem como objetivo geral alavancar o nível educacional da comunidade escolar, promovendo o conhecimento e a literacia científica dos alunos do 3.º ciclo e Secundário dos estabelecimentos de Ensino público da cidade do Porto”.

Na prática, este plano já em curso desde o início do ano letivo, consiste em incorporar os alunos do Ensino público do Porto em projetos de investigação orientados por investigadores credenciados, trabalhando temas relacionados com as áreas científicas de cada faculdade e instituto participantes.

“Estas parcerias são importantes ao nível das relações institucionais, conceção e desenvolvimento dos projetos”

São dez as instituições de Ensino Superior público que se juntaram a este projeto. Entre elas importa destacar a Faculdade de Arquitetura (FAUP), Desporto (FADEUP), Ciências (FCUP), Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP), Farmácia (FFUP), Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP) da Universidade do Porto, para além do Centro de Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR).

A nota da Câmara do Porto faz também referência à importância das parcerias, não só ao nível do melhoramento das relações institucionais, mas também na conceção e desenvolvimento destes projetos. “A criação de parcerias/associações entre os estabelecimentos de Ensino Básico e Secundário, estabelecimentos de Ensino Superior e centros de investigação é a estratégia para que se estimulem relações de proximidade entre as diferentes entidades, através da conceção/desenvolvimento de projetos e atividades”.

Uma dessas parcerias envolve o Observatório da Vida nas Escolas. Após ter sido contatado pela Câmara do Porto, o OBVIE assinou um protocolo com o Agrupamento de Escolas Carolina Michaelis com base neste projeto.

Em declarações ao JPN, Ana Mouráz, investigadora da FPCEUP e coordenadora do OBVIE, explicou o envolvimento do Observatório. “Sob nossa orientação científica estamos a realizar quatro projetos com alunos do 11.º e 12.º anos, que são: transição do Ensino Básico para o Ensino Secundário, transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior, fatores de stress nos alunos, fatores de interesse nas comunicações e palestras na escola”.

No final do ano escolar serão apresentados os projetos numa Mostra/Feira de Ciência, organizada pelo Município, onde vão estar todos os grupos de trabalho que resultaram das parcerias estabelecidas entre a Câmara do Porto, as Faculdades e as escolas.