A lista de atividades da Queima das Fitas do Porto vai continuar a contar com a Garraiada, pelo menos durante este ano. O evento ocorre no dia 10 de maio, na Póvoa de Varzim, e foi esta quinta-feira votada a sua realização na Assembleia Geral da Federação Académica do Porto (FAP) pelas associações federadas, com o resultado de 13 votos a favor e 12 contra.

O tema tem gerado polémica e divergência junto da comunidade académica do Porto. Foi  criada uma petição em abril do ano passado, onde se apela ao “Fim das Garraiadas académicas na Universidade do Porto”, exigindo “uma alternativa que vá ao encontro de valores morais e éticos lecionados na Universidade do Porto. Os/as subscritores/as desta petição apelam à FAP e às Associações de Estudantes para que se acabe na Academia do Porto com a prática cruel da garraiada e que se incite o pensamento crítico e o respeito pelos animais”. A petição conta já com cerca de 2250 assinaturas.

As associações de estudantes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), Faculdade de Desporto (FADEUP), Faculdade de Engenharia (FEUP), Faculdade de Farmácia (FFUP), Faculdade de Medicina Dentária (FMDUP),Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG), Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP), Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (FDUCP), Associação Académica da Universidade de Lisboa (AAUL), Associação de Estudantes da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa (AEFEGUCP) e Associação de Estudantes da Universidade Portucalense (AEUPT) votaram a favor da manutenção da iniciativa.

Por outro lado, as associações de estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (AEFLUP), da Faculdade de Ciências (FCUP), da Faculdade de Arquitetura (AEFAUP), da Faculdade de Medicina (AEFMUP), da Faculdade de Direito (AEFDUP), da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (AEFPCEUP), da Faculdade de Belas Artes (AEFBAUP), da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (AEFCNAUP), do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (AEICBAS), da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (AEFDUCP), da Escola Superior de Educação do Porto (AEESEP) e do Instituto Superior de Serviço Social do Porto (AEISSSP) votaram contra a manutenção da tradição da Garraiada.

A Garraiada académica está agendada para o dia 10 de maio, último dia da Queima das Fitas do Porto.