Completamente saudável, livre de químicos e sem preocupações acerca da receita, o mundo do Coaching e do Desenvolvimento Pessoal permite através do poder da comunicação, potencializar o que cada um idealiza para si e trabalha para que cada um progrida na sua própria vida. Cada vez mais são as pessoas que procuram estas áreas de um jeito individual mas são também cada vez mais, a escolher ser a força inspiradora por detrás destes conceitos.

Em busca de um propósito

Luís Fernando é natural de Salreu, tem 30 anos e neste momento não tem o típico emprego das 9h às 17h. Licenciado em Educação Física e Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), começou por lecionar na área, mais tarde abandonando a profissão para dedicar-se à variante de ginásio como Personal Trainer. Ainda assim, a vida de Luís não tinha atingido o seu verdadeiro objectivo e  como diz, foi como se apercebesse que estava destinado a algo mais. Após seis anos e meio a subir de cargo no mundo dos ginásios, demitiu-se e decidiu abrir a sua própria empresa na área do Desenvolvimento Pessoal.

O mundo do Desenvolvimento Pessoal tem muito que se lhe diga, mas para Luís, cada dia é um novo dia para aquilo que mais gosta, “ajudar e inspirar outras pessoas a viverem melhor”. Tudo começou por ser uma simples curiosidade. Começou nos livros, depois parecia inevitável aquele querer saber mais. Passou a presenciar palestras e eventos dadas por  trainers e coaches da área, até perceber que também ele poderia ajudar pessoas a “desenvolverem-se cada vez mais como seres-humanos e conseguirem viver a vida que realmente querem”, como em tempos também ele tinha estado do outro lado.

Em 2011 decidiu cultivar-se ao nível da Programação Neurolinguística (PNL). Desenvolvida na Califórnia da década de 70 por John Grinder Richard Bandler, a PNL é um modelo que se insere no Desenvolvimento Pessoal e que apesar de ainda desconhecida ao olhos de muita gente, nos últimos anos tem intensificado o seu crescimento. “A PNL estuda o modo como usamos a linguagem da mente para de forma consistente alcançarmos os objetivos desejados. Por outras palavras, é o estudo da excelência humana, através de processos de modelagem de padrões mentais de pensamento, ações e sensações”, descreve.

Fez o primeiro nível, Practitioner, mas rapidamente percebeu que tinha acertado. Continuou e tirou o grau Master Practitioner em 2012 e em 2014 frequentou formação para ser Trainer em PNL com um dos co-fundadores John Grinder. A faltar apenas um exame, em setembro deste ano, fica habilitado a certificar também outras pessoas.

LVV – Liberta-te e Vive a Vida

LVV – Liberta-te e Vive a Vida é o nome do novo evento orientado por Luís Fernando e terá lugar  nos dias 18 e 19 de abril, no Porto.

As temáticas abordadas nestes dois dias

Crenças
Valores
Regras
Poder das Perguntas
Poder das Palavras
Poder da Sugestão e Auto-Sugestão
Definição de Objetivos
Como criar os Resultados que queres

Para participar pode inscrever-se em  www.luisfernandopd.com

“Eu não deixei a minha vida anterior, eu aprendi a viver com ela”

Neste momento, Luís é 0 seu próprio patrão. Gere a sua empresa, dá palestras pelo país e orienta sessões individuais de Coaching. Ou seja, uma vida que deu uma volta de 180 graus rumo à felicidade e à realização pessoal. É nestas palestras que Luís, encontra pessoas com o mesmo desejo com que começou: desenvolver ao máximo as suas capacidades. E mesmo para ele, é um trabalho em progresso. ” Eu nem sei o número de palestras de Desenvolvimento Pessoal que já presenciei, no entanto, todas elas, sem exceção, me deram algo… me fizeram pensar em algo de maneira diferente, me mostraram diferentes perspetivas (…) Acredito que o mais importante quando vamos para uma palestra deste género é utilizarmos a nossa melhor atitude e acredito que os benefícios de estarmos presentes serão sempre positivos”.

Olhando para trás, Luís considera-se uma pessoa bem diferente do que era há oito anos.”Eu assumia muito pouca responsabilidade pela minha vida. Era como se eu não soubesse o que fazer para atingir os resultados que queria e atribuía constantemente responsabilidade a tudo o que era externo a mim. Sendo assim nunca tinha qualquer tipo de possibilidade para agir e atingir o que queria”.

Com o mote de que o “melhor investimento” que podemos fazer é em nós próprios, agora tenta transmitir tudo aquilo que foi aprendendo neste anos.  “Honestamente, eu não deixei a minha vida anterior, eu aprendi a viver com ela e a tirar o melhor partido de tudo o que já tinha acontecido comigo”. Mergulhou no mundo do Desenvolvimento Pessoal ainda sem saber que a imensidão infindável desta área o transformaria por completo e agora, encontrou aquilo que muitos procuramos a vida inteira, o  propósito para a nossa estadia por cá.”Hoje a minha vida está num patamar totalmente diferente do que estava antes de enveredar por esta descoberta e o caminho vai continuar a ser trilhado.”

Círculo de inspiração

Leila Ferreira, 27 anos, natural da Figueira da Foz, também tem um relato na primeira pessoa do que é isto da Programação Neurolinguística. O ponto de partida não é o mesmo de Luís mas avizinha-se que os seus caminhos se façam em paralelo. Ao contrário do jovem de Salreu, Leila não se cultivou inicialmente na área por interesse ou curiosidade, mas sim numa altura de necessidade. Conheceu o PNL através da sua terapeuta, e como diz Leila, a sua vida mudou.

Em cada sessão, o objectivo era encontrar o seu caminho, através de exercícios e do desenvolvimento da forma de pensar e comunicar. Aponta a relação com a sua terapeuta como um factor fundamental para que sem ele não teria sido possível ultrapassar os obstáculos que a levaram ali. Hoje, como antiga utilizadora, alguém que viu a Programação NeuroLinguística devolver-lhe o “brilho”, pensa agora em tirar o curso e prosseguir na área. O objetivo de Leila encontra assim o propósito de Luís, ajudar outras pessoas a reencontrarem-se a si próprias.

Apostar naquilo que se gosta

Luzia Wittmann fez de tudo um pouco na vida, incluindo ser tradutora e investigadora de linguística computacional. Há treze anos descobriu a Programação Neurolinguística e ficou “completamente apaixonada por esta prática”. A PNL teve um grande impacto na sua vida e foram tais as mudanças na forma de se relacionar e comunicar com as pessoas que decidiu espalhar a “felicidade pessoal” e focar-se profissionalmente nesta área.

Em 2006, fundou o Instituto Internacional de Programação Neurolinguística (InPNL), sediado em Lisboa, por achar que esta “seria uma boa área para apostar e dar a conhecer, pela sua eficácia e amplitude de aplicação”. A sua missão é “desenvolver a excelência humana” através das emoções e a sua interação com a linguagem e o corpo. Isto tudo para que a pessoa consiga “descobrir aquilo que realmente quer da sua vida” e atingir os seus objetivos materiais e imateriais, sejam eles subir na carreira, ter uma melhor qualidade de vida ou manter o equilíbrio interior.

Para além dos cursos de PNL que Luís Fernando referiu, o Instituto dirigido por Luzia foca-se em mais duas áreas muito distintas: as business solutions, focadas no trabalho com empresas, e que proporcionam ferramentas que potenciam o trabalho em equipa, a liderança, e até as vendas; e a clínica, um espaço dedicado à terapia que ajuda o paciente a superar medos, fobias, ansiedade, e até depressão. Neste último caso, a PNL anda muitas vezes de mãos dadas com a Medicina, como explica Luzia Wittmann: “O que nós fazemos é ajudar a pessoa a compreender a sua vida de uma maneira diferente, a ampliar o seu mapa de mundo e a fazer também modificações profundas necessárias a nível emocional para que consiga recuperar”.