O Dia Mundial da Consciencialização do Autismo é assinalado esta quinta-feira, 2 de abril, e o Porto não fica indiferente a esta causa. A cidade recebe vários eventos que pretendem dar voz aos jovens, crianças e famílias que convivem diariamente com o autismo, assim como chamar a atenção do público geral para esta causa.

A comemoração começa às 17h no Museu do Futebol Clube do Porto, com uma palestra gratuita organizada pela associação Vencer Autismo, sobre autismo e o programa The Son-Rise, que se “baseia no entendimento de que a capacidade de socializar, criar e sustentar relações interativas substanciais com os pais, irmãos, colegas é o desafio fundamental das crianças e adultos com autismo.” A participação na palestra é gratuita, mas necessita de inscrição. A Vencer Autismo convida, ainda, o público a vestir uma peça de roupa azul.

Segue-se o Cordão Humano pelo Autismo, que vai decorrer às 19h no Molhe da Foz do Douro e surge de uma parceria entre a Mima Mais – Serviços Terapêuticos em parceria com o Oga Mitá – Berçário, Cresce, Jardim-de-Infância e é apoiada pela união de freguesias de Aldoar, Nevogilde e Foz do Douro. Esta iniciativa tem como objetivo uma concentração de pessoas vestidas de azul, com o fim de “promover uma sociedade mais inclusiva e mais capaz de dar resposta às necessidades de dar resposta às necessidades de crianças e jovens com Perturbação do Espectro do Autismo.”

O evento mais global ligado a este dia é, no entanto, o Light It Up Blue 2015, que consiste em iluminar de azul monumentos históricos, câmaras municipais e outros edifícios. Este movimento tem ganhado força ao longo dos últimos anos, nomeadamente com a adesão de monumentos como o Empire State Building, em Nova Iorque, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro e a Casa de Ópera de Sydney.

Mais sobre o autismo

O autismo é uma doença com origem no sistema nervoso que afeta o comportamento do indivíduo e as suas capacidades de comunicação e socialização.

O diagnóstico precoce é essencial para um tratamento bem sucedido nos pacientes, por isso é urgente falar-se deste problema que, cada vez mais, preocupa a saúde pública.

A Federação Portuguesa de Autismo (FPDA) refere que, para uma população de 10 mil pessoas, 10 sofrerão de autismo.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia (CMG) também tem aderido ao Light It Up Blue recentemente, e fá-lo novamente este ano, em associação com a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA-Norte). O edifício dos Paços do Concelho de Gaia serão iluminados de azul, assim como a sede da APDA-Norte, que promove, ainda, visitas à associação durante todo o dia.

O dia termina com uma gala encabeçada pela Câmara Municipal de Gaia, que decorre às 21h no Cine-Teatro Eduardo Brazão. Várias outras câmaras municipais e edifícios portugueses vão aderir a esta causa. Exemplo disso é o Estádio do Dragão, que também se vai iluminar de azul em nome do autismo.

Alexandra Barreiros, animadora sócio-cultural e colaboradora da Associação Vencer Autismo, diz ao JPN que esta série de eventos é  importante para “consciencializar as pessoas para esta causa que afeta tanta gente nos dias de hoje.” Apesar de ser uma doença cada vez mais falada, Alexandra afirma que há muita procura por parte do público em saber mais sobre o autismo: “Organizamos algumas palestras e temos sempre à volta de 100 inscritos, desde profissionais a professores e psicólogos.”

As caraterísticas da doença e as técnicas para trabalhar com indivíduos portadores de autismo são dois dos tópicos abordados por estas iniciativas, que trazem para o centro da cidade um problema de saúde que sai, aos poucos, da sombra de quem lida com ele diariamente.