A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) recebe, no dia 7 de abril, uma conversa sobre corrupção, organizada pelo Quórum – Fórum Político e encabeçada por Paulo Morais, professor universitário e até recentemente vice-presidente da ONG Transparência e Integridade, que se tem destacado por denunciar abertamente a corrupção e imoralidade públicas em Portugal. O fórum realiza-se no Centro de Investigação Médica (CIM) pelas 18h.

A corrupção tem sido presença habitual no dia-a-dia dos portugueses nos últimos anos, ao ponto de ser eleita a palavra do ano de 2014. Este tema é próximo do público, uma vez que aparece regularmente nos meios de comunicação, ligado ao cenário político-económico vivido no nosso país.

Recentemente, vários casos de corrupção foram tornados públicos e ganharam grande mediatismo. São exemplo disto Ricardo Salgado, suspeito de manipular a gestão do BES a favor de interesses pessoais, José Sócrates, preso por suspeita de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção e Pedro Passos Coelho, que terá recebido ilegalmente pagamentos da Tecnoforma, quando era deputado em regime de exclusividade.

A denúncia destes casos, a introdução de medidas de combate à evasão fiscal e o início da discussão de propostas de lei contra o enriquecimento ilícito na Assembleia da República atribuíram a Portugal o 31.º lugar no ranking da associação Transparência Internacional.

Apesar destes passos em direção à mudança na cultura cívica relativa a este tema, o Quórum organiza este evento com o sentido de discutir “uma visão estratégica” que parece faltar, no que diz respeito ao que muitos consideram “mais que um defeito, um traço cultural.”

Paulo Morais, convidado do Quórum para esta conversa, como vice-presidente, até março, da ONG Transparência e Integridade e ex vice-presidente da Câmara Municipal do Porto é uma figura pública que se tem destacado na denúncia da corrupção em Portugal. Paulo vê a corrupção como a verdadeira origem da crise em Portugal e vai partilhar a sua visão pessoal no fórum político da FMUP, um espaço que será, posteriormente, aberto a questões e a discussão.