“Letras Sentidas” é um festival de tunas femininas, organizado pela Tuna Feminina da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (TFFLUP), que já vai na sua quarta edição. Surgiu em 2008 como veículo de difusão musical e cultural em que o objetivo é promover o verdadeiro espírito académico e tradicionalismo de uma tuna.

O JPN falou com Joana Santos Magister, da TFFLUP, que explicou a ideia por detrás da realização deste festival: “A TFFLUP realiza este tipo de eventos com a intenção de mostrar todo o nosso amor pela música e pelo verdadeiro espírito académico. Festivais e encontros de tunas são, sem dúvida, a melhor forma de preservar e manter viva esta tradição que move milhares de estudantes”.

Segundo a magister, pertencer à tuna universitária é uma oportunidade para promover o espírito universitário e tradição académica, desenvolvendo também o gosto e a paixão musical.

“A nossa tuna, que conta já com 24 anos de existência, continua a perpetuar o academismo e a levar o nome da Faculdade de Letras além-fronteiras. Os valores basilares que nos movem são o companheirismo, a amizade, a responsabilidade e a dedicação. São eles que nos fazem acreditar no nosso trabalho e dar continuidade a esta enorme família”.

Bilhetes já estão à venda

O Letras Sentidas vai decorrer no dia 17 de abril, pelas 21h, no Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Para já, as tunas inscritas a concurso são: Tuna Feminina de Engenharia da UP (TUNAFE), Tuna Feminina de Economia da UP (TFEP), Tuna Feminina de Ciências da UP (CIENTUNA) e Tuna Feminina da Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto (TSUNA). Nas tunas extra a concurso está a Tuna da Faculdade de Letras da UP, a CUCA.

A TFFLUP informa ainda que haverá uma festa depois do festival, no bar Armazém do Chá, com transporte gratuito a partir da FEUP. Os bilhetes estão à venda na secretaria da Associação de Estudantes da FLUP (AEFLUP).