As “festividades” começaram em Lisboa e, depois do Porto, passam por Évora, Caldas da Rainha, Loulé e Coimbra. A  8 ½ Festa de Cinema Italiano começou em 2008 e desde aí tem crescido em Portugal.

Prometem trazer de Itália o que melhor se faz na sétima arte. O festival, organizado pela Associação Il Sorpasso em parceria estratégica com a Câmara Municipal de Lisboa/EGEAC e em coprodução com o Cinema São Jorge, apresenta no “cardápio” filmes para os “pequenos” e para os “graúdos”.

Sob a lema “#italians do it better” e “não quer dizer que façamos melhor… Mas quando fazemos, gostamos de fazer bem!”, a 8 ½ Festa do Cinema Italiano apresenta diferentes secções, sendo que no Porto, o público pode contar com as”Actividades Didáticas-Piccolini”, “Focus-Basilicata”, Panorama”, “Competitiva” e “Altre Visioni”.

Na secção “Actividades Didáticas-Piccolini”, o público dos três aos seis anos pode contar com o filme “Topo Gigio”, exibido às 11h de domingo (dia 12). Este filme traz de volta a “personagem que as crianças portuguesas conheceram no princípio dos anos 80”. As crianças, além do filme podem aprender a construir uma estória com as personagens que surgirem no seu imaginário. A reserva de lugar é obrigatória e deve ser dirigida por email ( [email protected] ).

Na secção “Focus- Basilicata”, a Casa das Artes vai contar com uma comédia musical chamada “Basilicata Coast to Coast” de Roco Papaleo.  No domingo (dia 12) às 16h, o público pode assistir a esta peripécia de um bando de músicos que atravessa toda a região da Basilicata a pé.

Relativamente à secção “Panorama”, a Casa das Artes vai receber filmes como “Il Giovane Favoloso (Leopardi)” de Mario Martoni. Este filme, que integrou na competição do Festival de Cinema de Veneza, aborda a vida e as poesias mais conhecidas do poeta italiano Giacomo Leopardi. O filme começa às 21h30 de quinta-feira (dia 9).

Ainda na secção “Panorama”, a longa metragem “Torneranno I Prati (Greenery Will Bloom Again)” de Ermanno Olmi tem como cenário a altura da Primeira Guerra Mundial e retrata a realidade dos militares italianos. O filme que tem como base o livro “La paura” de Federico De Roberto tem início às 18h30 de sexta-feira (dia 10).

Também na mesma secção, vão ser exibidos filmes como: “O Rapaz Invisível” de Gabrielle Salvatores, “La Sedia Della Felicità (The Chair os Happiness)” de Carlo Mazzacurati e”Noi e la Giulia” de Edoardo Leo.

Na secção “Competitiva”, os filmes que estão a ser avaliados por um júri. são, segundo a organização, filmes de “novos autores e alguns dos filmes que mais se destacaram dentro do panorama cinematográfico italiano do último ano, quer do ponto de vista estético quer pelos temas e conteúdos que abordam”. No Porto, o filme que se encontra em competição, que pode ser visionado, é o “Almas Negras (Anime Nere)” de Francesco Munzi. O filme será exibido às 21h30 de sexta-feira (10 de abril).

Finalmente na secção “Altre Visione”, o documentário Il Treno Va a Mosca (The Train to Moscow: A Journey to Utopia)de Federico Ferrone e Michele Manzolin. Este retrato de 1957, conta a realidade de Alfonsine, uma pequena aldeia da região da Romagna. O documentário começa às 16h de sábado (dia 11).