A 8.ª Grande Gala do Fado do Porto encheu o Teatro Sá da Bandeira para mais uma edição do espetáculo que conta com a presença de consagrados fadistas, que avaliam os novos nomes do fado. A gala deu ao público, no mesmo espaço, a oportunidade de ver Celeste Rodrigues, Rodrigo e Jorge Fernando.

Rodrigo abriu o espetáculo com o fado de apresentação “O Meu Nome é Rodrigo”. Com 50 anos de carreira, o fadista entreteve a plateia com os seus fados mais conhecidos, antecedidos sempre por histórias da sua vida contadas com humor.

Rodrigo apresentou vários êxitos do seu repertório de fados populares, como “É tão bom ser pequenino”e “Parece que é bruxo”. O fadista ressalvou, ao longo do espetáculo, o caráter saudoso do fado: “A força do fado é fazer-vos ir buscar coisas que já viveram”, afirmou Rodrigo.

Celeste Rodrigues

Celeste Rodrigues celebrou, na semana passada, 92 anos. Destes, 70 passou a cantar fado. Apesar das sucessivas comparações, a irmã de Amália Rodrigues é conhecida por possuir uma forma singular de interpretação.

Seguiu-se o desfile de novas vozes do fado que tentaram a sua sorte com a interpretação de canções de Amália Rodrigues, como “Foi Deus”, “Maria Lisboa”, “Júlia Florista” e “Primavera”, perante os três gigantes do fado que servem de inspiração à nova geração de fadistas. Nesta competição, a voz de Vanessa Martins foi a que mais surpreendeu o público, que era júri soberano.

Antes de se ouvirem os fados mais esperados da noite, protagonizados por Celeste Rodrigues e Jorge Fernando, ainda subiram ao palco três talentos emergentes da cidade do Porto. Uma animação da qual fez parte Kiko, nome artístico de um jovem que, com apenas 14 anos de idade, já faz parte da nova geração de fadistas. Natural de Vila do Conde, Kiko venceu o Grande Prémio Nacional de Fado da RTP em 2013 e é já presença habitual na Casa da Mariquinhas.

Já passava da meia noite quando Celeste Rodrigues subiu ao palco para presentear a audiência com os seus habituais fados. A intérprete, que celebrou na semana passada 92 anos de idade e 50 de carreira, era a figura principal de um espetáculo que tinha também, como fim, homenagear a cantora.

Ao longo de trinta minutos, Celeste Rodrigues encantou o público rendido a uma “jovem” de 92 anos. O momento alto aconteceu quando Jorge Fernando fez um dueto com a fadista, onde a emoção de ambos se estendeu ao público.