A 28 de março, Catarina Monteiro bateu o seu recorde pessoal ao nadar os 200 metros de mariposa em 2.11,43 minutos. Com esta marca conseguida durante o Open de Espanha, em Málaga, a atleta não só conseguiu os mínimos para os Mundiais de Kazan 2015, como a integração no Projeto Olímpico Rio 2016. Sem descansar, Catarina Monteiro rumou a Coimbra para os Campeonatos Nacionais e voltou a colocar o nome do  Clube Fluvial Vilacondense no pódio ao vencer as três distâncias de mariposa.

“Notei o acumular de um trabalho que já estava para trás”, diz Catarina Monteiro sobre os “cerca de 10 treinos de água acompanhados por cinco de trabalho físico fora de água, que culminaram com um estágio específico de 10 dias a 2300 metros de altitude em Sierra Nevada” e a levaram ao top 20 do ranking mundial.

Apaixonada pela natação desde os três anos, a atleta do Clube Fluvial Vilacondense está a estudar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e revela que está a apostar tudo natação, mas o grande segredo para conseguir conciliar os estudos e o desporto está numa “questão de optar, e tentar nos momentos certos fazer as apostas certas”.

Feliz e realizada por ter conseguido chegar ao projeto de preparação olímpica, Catarina Monteiro só pensa em melhorar a sua marca pessoal, baixar o recorde nacional e aproximar-se dos mínimos A para os Jogos Olímpicos. A atleta faz parte do nível 3 do mesmo plano de treinos e todas as suas conquistas deixaram-a “ainda mais confiante para alcançar o meu grande objetivo, os jogos olímpicos do Rio de Janeiro 2016”.

Em agosto realiza-se a 16.ª edição dos Mundiais de Kazan, o que representa o início da preparação para os Jogos Olímpicos 2016, Catarina Monteiro já sente o peso da responsabilidade.