Fazer exercício físico custa, mesmo quanto há bons motivos, como ficar em forma, ser saudável ou perder peso. Se nem isto serve como incentivo, o truque para ter vontade de dar corda aos sapatos pode ser saber que se está a ajudar outras pessoas.

A Charity Miles transforma exercício físico em doações para a caridade. Esta aplicação, disponível para os sistemas operativos iOS e Android, pode ser instalada gratuitamente no telemóvel. A partir daí é só abrir a app, escolher uma instituição de caridade e selecionar o que se vai fazer: andar, correr ou pedalar e levar o telemóvel para onde quer que se vá.

Cada milha (1,6 quilómetros) percorrida a caminhar ou a correr reverte em 25 cêntimos para a instituição selecionada, 10 cêntimos pela mesma distância em bicicleta. Aqui, o objetivo é simples: quanto mais quilómetros se percorre, maior a doação.

O melhor desta aplicação será o facto de não sair nada do bolso: somam-se todos os quilómetros registados por todos os utilizadores do mundo e apresenta-se o resultado aos patrocinadores, que contribuem com o valor correspondente em dólares. Estas empresas patrocinadoras encontram na Charity Miles uma nova forma de divulgar a sua marca.

É uma situação de win-win: os utilizadores podem transformar o seu exercício de rotina em algo rentável sem gastar um único cêntimo e as empresas e marcas podem envolver-se com instituições de caridade enquanto beneficiam da publicidade. A própria Charity Miles ganha uma comissão.

Parcerias

As instituições de caridade que fazem parceria com a Charity Miles são escolhidas principalmente pela sua capacidade de atrair o máximo de pessoas para andar, correr ou pedalar pelas mesmas. Há cerca de 30 instituições para onde se pode destinar os fundos que se conseguem angariar através do exercício feito, tais como Alzheimer’s Association, Feeding America, Girls on The Run, Stand Up to Cancer ou Wounded Warrior Project.

Outra característica favorável da app é a de poder ser utilizável mesmo quando não se está expressamente a fazer exercício, como passear o cão, dar uma volta de bicicleta, andar de skate, entre outras atividades. As opções disponíveis são sempre “andar, correr ou pedalar”, mas é uma questão de selecionar aquela que melhor se adapta ao que se está a fazer. A aplicação usa o GPS dos telemóveis para calcular a distância percorrida, e pedometer (um aparelho que mede os passos dados) em caso de corridas ou caminhadas indoor (embora esta última opção não esteja disponível nem para andar de bicicleta, nem para alguns dos iPhones mais recentes).

Origens

Gene Gurkoff, advogado em Nova Iorque e o criador da Charity Miles, fundou a aplicação em 2012 quando o seu avô foi diagnosticado com Parkinson. Correr maratonas não era o suficiente para juntar dinheiro para a investigação da doença e, uma vez que não era um atleta profissional, tinha dificuldade em arranjar patrocinadores.

Como descobriu Gene Gurkoff, a união faz a força: “Apercebi-me que se conseguisse obter um número suficiente de pessoas, juntos, então teríamos a influência de uma celebridade e as empresas iriam querer patrocinar-nos”. Resultou. Desde então que empresas como a Humana, a Johnson & Johnson ou a Timex Sports suportam a Charity Miles com donativos superiores aos que Gene conseguiria a correr sozinho em maratonas.

Publicitar e sensibilizar

Para atrair patrocinadores empresariais, a Charity Miles precisa de uma quantidade considerável de utilizadores, uma vez que é assim que as empresas obtêm retorno no seu investimento: através da publicidade. Desta forma, a partilha dos resultados dos seus esforços nas redes sociais não é obrigatória e a aplicação não irá fazê-lo por cada pessoa, mas é uma ação muito encorajada, até porque o utilizador passa a ser “um atleta com patrocínio”.

Para além de promover os patrocinadores e a própria app, esta também tem como objetivo sensibilizar a espalhar a palavra sobre as instituições de caridade que ajuda. Nas palavras do criador, é uma empresa “for-purpose” e “for-profit”, ou seja, é em prol de sensibilizar, mas também obter lucro.

Ajudar os outros como motivação

Cerca de um milhão de pessoas já fizeram o download da Charity Miles e já foi conquistado cerca de um milhão de dólares em doações. A 31 de maio de 2015 será feita uma nova avaliação monetária, contabilizando todas as corridas, caminhadas e pedaladas e uma nova ronda de doação será feita.

Esta aplicação dá uma motivação extra a quem quer fazer ou já faz exercício físico, ao tentar iniciar uma mudança social de forma sustentável, até porque as corridas matinais podem resultar em educar uma criança durante uma semana, alimentar alguém mais necessitado, contribuir para a descoberta da cura para o cancro ou assegurar as vacinas necessárias a gatos.