A Feira do Livro Novo e Antigo regressa às arcadas do edifício da Reitoria da Universidade do Porto (REIT) nos dias 10 e 11 de abril. A Praça dos Leões será inundada com uma seleção de livros de variadas temáticas e os mesmos estarão à venda a preços promocionais, especialmente adaptados para a ocasião. Este evento ocorre quatro vezes por ano, sendo esta a primeira edição de 2015.

São 11 as livrarias que se mudam, durante os dois dias do evento, para o espaço da Universidade do Porto (UP). As lojas que estão representadas na 19.ª edição da Feira são a Candelabro, Estratégias Criativas, Homem dos Livros, Imprensa Nacional Casa da Moeda, o alfarrabista João Soares, a Livraria Lumiére, O Lugar do Livro, Poetria, Paraíso do Livro, Utopia e Varadero. A estas junta-se ainda a loja da Universidade do Porto, participando a partir do seu espaço habitual.

Dina Ferreira da Silva, proprietária da livraria Poetria, afirma que a Feira é realizada “normalmente por 13 livreiros”, sendo que a maioria são alfarrabistas da cidade da Invicta. Em declarações ao JPN, Dina conta que participa na Feira há cerca de quatro anos.

Para a proprietária da livraria, muitas são as vantagens retiradas da participação neste evento: “É sempre vantajoso, porque é um sítio interessante e onde passa muita gente, sendo que é também nas arcadas da Reitoria, onde, portanto, estamos abrigadas”. Dina diz ainda que a afluência de turistas é, de igual modo, uma vantagem, visto que, para os mesmos, “é sempre interessante ter um livro disponível na rua”.

A participação nesta Feira do Livro Novo e Antigo é ainda uma forma de divulgar as livrarias: “Conversamos com as pessoas, tem lá a identificação da livraria com o cartaz, então, claro que é sempre uma forma interessante de divulgação”. A proprietária da Poetria refere ainda que os turistas “aderem mais ao livro usado”, mas dão sempre uma “espreitadela ao restante”.

A Feira do Livro Novo e Usado realiza-se desde 2010, quatro vezes ao ano, sendo a Livraria Lumiére, neste ano, responsável pela mesma, em colaboração com a U.Porto Edições. A Feira estará aberta entre as 10h e as 19h, decorrendo na sexta-feira e no sábado. As próximas edições do ano decorrem a 5 e 6 de junho, 2 e 3 de outubro e 4 e 5 de dezembro.