A Câmara Municipal do Porto (CMP) foi distinguida com o prémio de Melhor Programação Cultural Autárquica 2014 pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), que será atribuído a 25 de maio, na habitual gala da cooperativa de autores. A cerimónia, que decorre desde 2010, celebrará também, este ano, os 90 anos da SPA.

Os Prémios Autores são galardões já habituais no programa da Sociedade Portuguesa de Autores e incluem diferentes categorias, relacionadas com as áreas literária e artística. Segundo a SPA, a ideia é que estes prémios constituam “um estímulo para que a criatividade dos autores portugueses, mesmo neste ciclo de adversidade e privação, não abrande”.

O título de Melhor Programação Cultural Autárquica 2014 é atribuído à Câmara do Porto no seguimento de uma grande aposta cultural levada a cabo pelo município ao longo do último ano. São exemplos disto o arranque do Teatro Municipal do Porto (TMP), a nova Galeria da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, o Fórum do Futuro 2014, a Feira do Livro do Porto, a programação cultural do Edifício AXA, o evento A Festa é Aqui, entre outras iniciativas que encheram a cidade.

Alguns dos galardoados do ano passado foram João Perry, no teatro, Gonçalo Waddington, no cinema, o dramaturgo Abel Neves, o músico Noiserv e o escritor Álvaro Magalhães. O público vai poder acompanhar a cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores de 2014 na RTP, a 25 de maio.