O programa europeu Garantia Jovem, criado para quem tem menos de 30 anos, apresenta um conjunto de soluções em que o objetivo principal é diminuir a elevada taxa de desemprego. Num prazo de quatro meses, após a saída do sistema de ensino ou do mercado de trabalho, o projeto apresenta propostas como ofertas de emprego, de continuação dos estudos, de formação profissional ou de estágio a todos os inscritos.

A Garantia Jovem tem o apoio da União Europeia, mas enquanto que nos restantes países a campanha é destinada a pessoas até aos 25 anos, em Portugal, a idade limite abrangida são os 29 anos. Esta diferença tenciona alcançar metas como o aumento dos níveis de educação formal e melhoria das qualificações profissionais da população jovem, planeamento da transição do percurso escolar para o mercado de trabalho e combate ao desemprego dos jovens, reforçando medidas que apoiem a sua contratação e que favoreçam a futura inserção no mercado de trabalho.

Segundo Francisco d’Aguiar, coordenador nacional da Garantia Jovem, “atendendo ao panorama atual, num contexto de desemprego jovem, é fundamental ativar formas que, do ponto de vista operacional, possam orientar os NEET [Not in Education, Employment, or Training] e fazer uma melhor planificação do seu ciclo de estudos para o mercado de trabalho”, lê-se, em comunicado.

As vantagens apresentadas pela Garantia Jovem contam com a oferta de apoio para iniciar ou continuar o percurso de qualificação escolar e profissional e/ou regressar ao Ensino Superior, encontrar uma proposta de emprego ou ficar a conhecer apoios e incentivos para a criação do próprio emprego ou de uma empresa.

Através deste projeto é possível realizar um estágio remunerado, nacional ou internacional, que permita adquirir competências fundamentais para o mercado de trabalho. Encontrar a formação profissional adequada às reais necessidades, desde cursos com equivalência escolar, até cursos de curta duração que lhes permitam adquirir ou aumentar competências, tais como no domínio da informática ou das línguas estrangeiras, é também uma das soluções apresentadas pela campanha europeia.

O processo integra três etapas: fazer o registo (aqui), conhecer um técnico e receber uma resposta.