Já foram apresentados os vencedores da 17.ª edição do PortoCartoon 2015. Allessandro Gato, com a obra denominada “window” (“Janela”) foi o grande vencedor do  XVII PortoCartoon – World Festival. Esta é a segunda vez que o italiano alcança o primeiro prémio. O vencedor do segundo lugar foi uma estreia no PortoCartoon, uma vez que o prémio foi entregue a uma mulher, Izabela Kowalska-Wieczorek, da Polónia, com o trabalho “Safe Light” (“Luz Protetora”). O vencedor do terceiro prémio foi o Russo Andrei Popov, com o trabalho “Lantern” (“Lampião”).

O festival organizado pelo Museu Nacional da Imprensa é, segundo Luís Humberto Marcos, diretor do museu e do PortoCartoon, “o emblema internacional mais forte do próprio museu”. O diretor do MNI sublinhou, na conferência de imprensa, o seu agrado por vários fatores que fazem desta 17.ª edição do festival um verdadeiro sucesso e fenómeno internacional.

O facto de nunca ter existido um volume de participações tão grande no concurso, de terem participado muitos cartoonistas de renome internacional, assim como a presença de novos cartoonistas ter aumentado são alguns desses fatores. Isto para além do aumento substancial da participação das mulheres numa arte considerada tradicionalmente masculina.

Presidente honorário, Georges Wolinski

A edição de 2015 do PortoCartoon, subordinada ao tema “Luz”, fica marcada  pela participação de vários trabalhos de homenagem ao Charlie Hebdo e, em particular, a Georges Wolinski, presidente honorário da atual edição e júri nas edições anteriores do festival, tendo mesmo participado nesta conferência de imprensa do ano passado. Os trabalhos em questão foram submetidos no “tema livre”.

A elevada qualidade dos concorrentes, “figuras cimeiras de vários países”, foi um dos elementos que mais surpreendeu o júri deste ano, o que deu origem a várias menções honrosas.

A edição deste ano contemplou ainda dois prémios especiais de caricatura, em homenagem ao Prémio Nobel da Literatura, Ernest Hemingway, e a Cristiano Ronaldo. Os vencedores foram, respetivamente, Dalcio Machado, do Brasil, e Krzysztof Grondziel, da Polónia. Em apreciação estiveram cerca de 1.700 obras, de quase 500 artistas, oriundas de todos os continentes.

Cerimónia de abertura da exposição é em junho

A 17.ª edição do PortoCartoon apresentou um painel internacional de júris constituído por Andrew Howard (docente universitário de Comunicação Visual), Bernard Bouton (presidente da FECO), Luís Humberto Marcos (diretor do Museu Nacional da Imprensa), Luís Mendonça (representante da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto), Roberto Merino (encenador) e Xaquín Marín (fundador do Museo de Humor de Fene, Espanha).

O vencedores vão receber os prémios na cerimónia de abertura da exposição que irá decorrer em junho nas instalações do Museu Nacional da Imprensa.

[soundslides width=”520″ height=”480″ id=”276620″]