Fábio Varela, José Teixeira, Cristiano Lopes e Renato “Thor” Soares foram os principais desportistas convidados nesta exibição de Strongman que se dividiu em quatro modalidades. O início foi dado pela música nos altifalantes, introduzindo a primeira das modalidades, a “Puxada do autocarro”. Como o nome indica, consistia em puxar um autocarro, de 15 toneladas, 20 metros para frente, através de umas correias atravessadas no peito e uma corda para assistir no esforço de puxar. Depois de uma pequena pausa seguiu-se a categoria “Caminhada com o Yoke”, um aparelho de 300 quilos que deveria ser carregado pelos mesmos 20 metros.

O intervalo que precedeu as duas últimas modalidades foi preenchido pela escola local Universidade da Luta (UDL), que fez uma demonstração de box, vigiada pelo mestre Germano Oliveira.

A exibição Strongman prosseguiu com a modalidade “Farmer’s walk” que, para quem não conhece, é uma pequena caminhada (uma vez mais de 20 metros) carregando malas de 140 quilos cada. A fechar o evento assistiu-se ao “Logo Lift” (levantamento do cilindro), um objeto de 110 quilos.

Organizado pela coletividade Real Sociedade do Campo Lindo, cujo presidente é praticante da modalidade de culturismo, e com a participação da Junta de Freguesia de Paranhos, a Faculdade de Economia da Universidade do Porto recebeu o primeiro evento de Strongman, que teve entrada livre. Aconteceu no parque de estacionamento da faculdade por razões práticas: não é em qualquer lugar que se encontra um terreno regular adequado para puxar um autocarro.

De acordo com o presidente da Junta de Freguesia de Paranhos, Alberto Machado, a iniciativa da realização deste evento proveio da Real Sociedade do Campo Lindo, a qual foi bem recebida porque nunca tinham feito nada “neste âmbito do culturismo e do desporto mais radical”.

O Pelouro do Desporto da Junta de Freguesia registou o seu apoio nesta demonstração de força que deverá contribuir para o desenvolvimento desportivo e cultural na freguesia

[soundslides width=”520″ height=”480″ id=”275982″]