Nos próximos três meses e na terceira terça-feira de cada mês, a obra do escritor Thomas Bernhard vai estar em cena no espetáculo “Leituras no Mosteiro“, iniciativa promovida pelo Teatro Nacional de São João. O Mosteiro de São Bento da Vitória é o local escolhido para estes três meses de celebração. Personagens em longos monólogos dão voz à obra de Thomas Bernhard.

Paula Braga, coordenadora do evento, em conversa ao JPN, adiantou mais pormenores do evento e explicou que “as leituras continuam com o seu formato de leitura coletiva participada”: “Só os autores é que têm variado. Até então nós tinhamos feito uma viagem pelas dramaturgias universais, lendo um clássico e um contemporâneo dos países. Resolvemos aprofundar o estudo e o conhecimento das dramaturgias. Resolvemos dedicar num só trimestre, as leituras, a um só autor. Temos um convidado que, no final, falará um bocadinho connosco sobre o autor”, contou.

A primeira sessão do trimestre está agendada para o dia 21 de abril e terá início às 21h. Em destaque, estará a peça de 1975: “Minetti: Retrato do Artista Quando Velho”. O encenador convidado é Ricardo Pais, que encenou “Minetti” em 1990. A peça “O Fazedor de Teatro” e um pequeno texto entitulado “nunca acabar coisa alguma” estão marcados para a segunda sessão, dia 19 de maio. Para fechar, no dia 16 de junho, estará em exibição a peça “Antes da Reforma” e celebrar-se-á também o quinto aniversário das leituras, que se realizam desde 2010.

As “Leituras do Mosteiro” têm coordenação de Nuno M. Cardoso e Paula Braga e são de entrada gratuita.