Entre 4 e 12 de julho, o distrito do Porto vai receber velejadores mundiais na classe olímpica 49er para competir no Campeonato Europeu. A prova vai servir para dois objetivos: entregar o título europeu aos velejadores e selecionar as tripulações que aspiram disputar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

A organização, composta pela Academia de Vela BBDouro e pela Douro-Marina, está a contar com a participação de mais uma centena de embarcações e de aproximadamente 250 velejadores de 30 nacionalidade. A dupla lusa Jorge Lima e José Costa, já qualificada para os Jogos Olímpicos de 2016, vai competir no campeonato no Porto.

A competição vai ser divida em três categorias: 49er (tripulações masculinas); 49er FX (tripulações femininas); 49er FX Open (tripulações mistas). As provas vão decorrer durante oito dias, em quatro campos de regatas em frente às praias de Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia.

A competição para a atribuição das medalhas de ouro decorrerá no estuário do rio Douro, entre a Foz do Porto e a zona de Afurada.

A classe 49er é considerada uma das mais rápidas na frota olímpica. Composta por dois velejadores (um timoneiro e um proeiro) e por três velas com diferentes dimensões.