O projeto “Cedofeita Viva” vai promover um mercado urbano com a liberdade como tema, no sábado, dia 25 de abril. A Rua de Cedofeita e a Rua Miguel Bombarda vão ser invadidas por 125 expositores de artesanato e um vasto programa de animação.

No dia da liberdade, a rua terá como destaque uma exposição fotográfica centrada nos anos que antecederam a revolução de abril de 1974 e nos primeiros dias da revolução, dos fotógrafos Sérgio Valente e Pereira de Sousa. Para melhor relembrar o acontecimento histórico, serão ainda apresentadas reproduções de primeiras páginas de jornais diários da época.

A música não será esquecida neste dia, que conta com a atuação do Grupo de Fados e Guitarras da Faculdade de Ciências, com canções de Zeca Afonso. A Orquestra Sinos de Mão do Porto marcará também a sua presença, bem como os músicos Tiago Nacarato e Marcelo Soares, entre outros.

O evento em Cedofeita e Bombarda convida ainda a participação dos mais pequenos, através do projeto “Um Porto de Contos“. Clara Haddad irá dinamizar a iniciativa junto das crianças e adultos presentes com a sessão “Contos de Liberdade e Outras Histórias”.

Quem passear por Cedofeita neste dia tem ainda a possibilidade de visitar a campanha “Vinho a Copo!”, apoiada pela ViniPortugal e com a colaboração de produtores de vinho e vários restaurantes de Cedofeita e do Quarteirão das Artes, que regressa agora depois da primeira iniciativa, a 28 de março.

Para completar o programa, o grupo “Culture Heritage and Identity in Porto” (CHIP) vai ainda promover um percurso histórico alusivo à temática do mercado. O tour “O Porto e a Liberdade” tem início às 15h e as inscrições já se encontram esgotadas.

Organizado pela Cedofeita Viva, Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo (ISCET) e pela Associação de Comerciantes e Empresários de Cedofeita (ACECE), o evento conta com o apoio da Porto Lazer e é de acesso gratuito.