A Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) anunciou, em conferência de imprensa, um encontro entre grandes nomes dos campos da tecnologia, novas tendências e do digital com o objetivo de questionar o futuro que nos é reservado pelo crescente avanço tecnológico. Sob o tema “Admirável  Mundo Novo: o Futuro Chegou Cedo Demais?”, a FFMS pretende responder a perguntas como: O futuro chegou-nos cedo demais? Os sensores comandam-nos a vida? A tecnologia inclui-nos, ou aliena-nos?

O programa divide-se em quatro painéis, com os temas “Eu Digital”, “Vida Inteligente”, “Economia 2.0” e “República Digital”. Robótica, 3D, drones e biohacking, são apenas alguns dos termos e conceitos a desenvolver por cerca de uma dúzia de oradores de reputação mundial, incluindo Manuela Veloso, David Brin, Evgeny Morozov, Ellen Jorgensen, Tyler Cowen, Andrew Chadwick, Francesca Bria, Mario Campolargo, Bruce Sterling e Jake Bowers, entre outros.

Programa:

8h – Sessão de boas vindas

9h30 – Conferência de Abertura – por Manuela Veloso

10h – Coffee Break

10h30 – “Eu Digital” – com David Brin e Evgeni Morozov numa conversa sobre os perigos para a liberdade e para a identidade da nossa presença online.

11h45 – “Vida Inteligente” – sobre os limites éticos e políticos das tecnologias biológicas e cibernéticas, com a participação de Ellen Jorgensen.

13h – Almoço

14h30 – “Economia 2.0” – com Tyler Cowen, numa discussão sobre as mudanças que o mercado da informação e da tecnologia impõem no trabalho e na economia.

15h45 – “República Digital” – com Andrew Chadwick, Francisca Bria e Mário Campolargo, sobre as transformações democráticas que as tecnologias vão exigir.

17h – Coffee Break

17h30 – Diálogo com Bruce Bruce Sterling, entrevistado por Jake Bowers

18h15 – Síntese do Encontro – por Ana Lehmann

18h30 – Encerramento – por Alexandre Soares dos Santos

19h –  Sessão especial do programa “Governo Sombra” – com Carlos Vaz Marques, João Miguel Tavares, Ricardo Araújo Pereira e Pedro Mexia

Entre os convidados há nomes que se destacam, pelo seu peso científico e popularidade: Manuela Veloso, professora da Carnegie Mellon University, foi também presidente da Association for the Advancement of Artificial Intelligence e trabalha na área da inteligência artificial e robótica; Evgeni Morozov é colunista da Slate e autor de dois livros fundamentais para os céticos das novas tecnologias; Bruce Sterling é um dos mais conhecidos escritores de ficção científica e ensaios futuristas e colunista da WiredEllen Jorgensen é diretora do Genspace, um laboratório de biohacking em Nova Iorque para o cidadão comum; Tyler Cohen foi eleito um dos 100 melhores pensadores mundiais pela revista Foreign Policy e o seu blogue, Marginal Revolution, foi considerado o melhor na área de economia pelo The Wall Street Journal.

Esta é a primeira vez que a FFMS realiza um dos seus encontros fora de Lisboa. Segundo Nuno Garoupa, presidente da Fundação, “a realização deste encontro na cidade do Porto é reveladora da nossa vontade de descentralizar tanto quanto possível as nossas diversas iniciativas. A seguir ao Porto, várias cidades do país irão acolher outros eventos relevantes organizados pela Fundação Francisco Manuel dos Santos”.

Os bilhetes (que incluem almoço) estão à venda a partir de 9 de Abril, exclusivamente na loja online da FFMS. O individual custa 15 euros (até 10 de maio, depois disso sobe para os 20 euros), mas os estudantes pagam apenas três euros.