O Porto recebe, entre os dias 24 e 26 deste mês, o ciclo de cinema Lux Film Prize, promovido pelo Parlamento Europeu numa parceria com o Cineclube do Porto. A iniciativa decorre na Casa das Artes, a partir das 21h.

Em exibição neste ciclo estão três filmes que integraram, em diferentes anos, a competição do Lux Film Prize. O European Parliament Lux Prize é um prémio de cinema europeu promovido e atribuído, desde 2007, pelo Parlamento Europeu. Refletir as questões sociais e políticas da Europa é um dos grandes objetivos da competição, que pretende também divulgar e promover a indústria de cinema europeia.

Todas as sessões são antecedidas por um “Porto de Honra”, às 21h, e contemplam uma apresentação do conceito do Lux Film Prize e de cada um dos filmes, feita pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e do Cineclube do Porto. Os filmes são exibidos a partir das 21h30.

Os filmes em exibição 

Foram três as obras selecionadas para esta mostra, que arranca no próximo dia 24 com a exibição de “Io sono li” (ver trailer, em baixo), de Andrea Segrevencedor da edição de 2012. A coprodução franco-italiana aborda a história de uma mulher chinesa que luta para obter os papéis de legalização.

Entrada

O preço do bilhete normal é de 3,50 euros. Os estudantes e maiores de 65 anos pagam 2,50 euros e os associados do Cineclube do Porto, 0,50 euros.

No dia 25, o destaque vai para”Attenberg, de Athina Rachel Tsangari, filme grego que integrou a seleção oficial do Lux Prize 2011. “Attenberg” apresenta-nos Marina, uma mulher de 23 anos que vive em total reclusão, considerando a espécie humana estranha e repulsiva. A sua vida muda com o aparecimento de um desconhecido na sua cidade.

O ciclo termina, dia 26, com “Miele“, de Valeria Golino –  uma coprodução francesa e italiana nomeada para melhor filme em 2013. O filme, que também fez parte da seleção oficial em Cannes, conta a história de Irene, uma mulher solitária cujo trabalho clandestino consiste em ajudar doentes, em fase terminal, a morrer com dignidade. Um dia, a história peculiar de um homem põe em causa os seus valores morais e a sua ética.

 “Ida“, de Pawel Pawlikowski, premiado com o Óscar de melhor filme estrangeiro em 2014, foi também o filme vencedor da última edição do Lux Film Prize.