Os 25 anos do telescópio espacial Hubble são assinalados, esta quinta-feira, 23 de abril, pela Agência Espacial Europeia (ESA), iniciativa que se vai estender um pouco por todo o mundo. O Planetário do Porto é um dos espaços que vai assinalar esta data, com diversas atividades, de entrada livre, para crianças e adultos adeptos do espaço.

A propósito desta data será revelado um painel de 6,75 metros quadrados, com uma imagem inédita recolhida pelo Hubble, que será mostrada, ao mesmo tempo, em vários países (14h15 de Portugal, no Planetário do Porto). Haverá, também, a sessão “Hubble – 25 anos de descobertas”, produzida pela equipa de divulgação do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP), responsável pelo maior planetário digital do país. Estarão disponíveis, para visita, as exposições “Da Terra aos confins do Universo” e “Astro Homus”, com algumas experiências práticas para os mais pequenos.

Serão promovidas, ainda, várias atividades complementares desenvolvidas por investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA). Ricardo Reis, do Planetário do Porto, conta ao JPN que as atividades serão módulos experimentais. Numa das iniciativas, “as pessoas podem ver como é que funciona um telescópio, tendo em conta os lasers e um conjunto de espelhos e lentes, e experimentar várias configurações”.

O outro módulo visa explicar, de forma simplificada, a expansão do universo: “Hubble, o cientista que descobriu a expansão do universo e deu nome ao telescópio, afirmou que quanto mais distantes os objetos estão de nós, mais depressa se vão afastando. É isso que as pessoas vão poder ver, na prática”, esclarece Ricardo Reis.

Construído nas décadas de 70 e 80, o telescópio Hubble é considerado um dos mais importantes instrumentos científicos de todos os tempos, uma vez que, sendo um telescópio espacial, não é atingido pelas interferências da atmosfera terrestre, permitindo a recolha de imagens e informações sobre corpos celestes que se encontram em pontos distantes do universo.

O planetário da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, também vai aderir à iniciativa, com algumas palestras sobre as descobertas do Hubble, expostas por investigadores do IA e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Também farão parte da celebração, a sessão “Hubble Vision” e um espetáculo de música e efeitos visuais na cúpula do planetário.