Durante uma semana, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett e a Biblioteca Pública Municipal do Porto oferecem várias iniciativas aos portuenses para promover a leitura. De 23 a 30 de abril, a Câmara Municipal do Porto dinamiza a quarta edição do “Troque”, envolvendo a população numa troca direta e livre de livros.

Com esta iniciativa pretende-se assinalar o Dia Mundial do Livro e o Dia dos Direitos de Autor, que se comemoram a 23 de abril, para promover o livro e a leitura. Neste dia de destaque, entre as 10h e as 18h, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett promove ainda a atividade “Felizes com Livros”, que convida os visitantes a participar num mural literário através de uma fotografia junto de um livro à sua escolha. Quem passear pelos jardins do Palácio de Cristal, pode ainda trocar por palavras o significado que o livro e a leitura tem para si e registar no Livro Gigante da biblioteca.

Em declarações ao JPN, Filipa Correia, coordenadora da galeria da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, afirma que criaram a iniciativa “com o objetivo de assinalar o Dia Mundial do Livro e promover os livros, através da reutilização e reciclagem dos mesmos”. O “Troque” conta já com a 4.ª edição e através da divulgação e promoção, “acaba por haver muita gente interessada e esperamos uma boa adesão do público nestes dias”, reforça a coordenadora da biblioteca.

A proposta dinamizada pela Invicta até ao final do mês é simples: basta trazer um livro e trocá-lo por outro nas bancas implantadas em ambas as bibliotecas que participam no projeto. A atividade destina-se ao público em geral e é de entrada gratuita.

Promoção da leitura em primeiro lugar

A “Hora do Conto” e o “Bibliocarro”, que leva além portas vários livros e atividades para segmentos de públicos mais específicos, são alguns dos exemplos de ações de promoção da leitura nas bibliotecas municipais. Enquanto o projeto “Histórias ao Ouvido” levará técnicas e animadoras das bibliotecas aos hospitais com o objetivo de proporcionar momentos de bem-estar e apoio pedagógico às crianças e jovens internados, o “Histórias com Sentidos” conduz a leitura até crianças com autismo ou síndrome de Asperger. Todas estas iniciativas constituem exemplos de novas formas de promoção da leitura que foram criadas nos últimos anos para responder a novas necessidades.

As bibliotecas dispõem ainda de uma programação regular direcionada para escolas, famílias, séniores e público com necessidades especiais que dependendo da organização podem requerer inscrição prévia e um custo variável. Comunidade de leitores, oficinas temáticas, ciclos de leitura e cinema, apresentação de livros e encontros com escritores são alguns exemplos de atividades que ocorrem dentro de portas nas bibliotecas municipais portuenses.

Para Filipa Correia, são iniciativas como estas que “chamam a atenção para o livro e para a importância da leitura na nossa sociedade”.