Nesta quarta-feira, o presidente da Câmara do Porto (CMP) apresentou o Projeto do Mercado do Bolhão. Ao final da manhã e em pleno mercado, Rui Moreira deu a conhecer o plano de requalificação deste edifício icónico da cidade Invicta. Na cerimónia pública, Manuel Correia Fernandes, vereador do Pelouro do Urbanismo, e Nuno Valentim, arquiteto responsável pelo projeto, também proferiram algumas palavras sobre este “Bolhão reabilitado”.

Há 30 anos à espera de obras, o Mercado do Bolhão vai finalmente ser requalificado. Rui Moreira não lamenta o tempo perdido. “Desde 1984, ano em que foi identificada a urgência de obras no Mercado do Bolhão, que se foi ganhando consciência em relação aos modelos arquitetónicos e políticos que deviam ser aplicados. Esses modelos são um caminho de aprendizagem e até de sondagem ao sentimento e à alma da cidade”. “É tempo de fazermos o que tem que ser feito”, considera o autarca.

O concurso público para a execução do Projeto do Bolhão será lançado depois do verão e, até à sua conclusão, decorrerá sensivelmente um ano. Depois será o efetivo início da obra, que deverá consumir, pelo menos, outro ano. Nesse período intermédio, os comerciantes serão instalados num mercado provisório a ser construído, ou no quarteirão da Casa Forte, em frente ao Bolhão, ou noutro espaço da autarquia.

Intervenções também a nível tecnológico

A CMP possui uma capacidade financeira que lhe permite abordar este plano de forma independente e sem qualquer tipo de “sobressaltos”. Como tal, Rui Moreira afirma que o projeto não necessitará de dinheiros privados para a sua execução, que ronda os 20 milhões de euros.

Segundo o autarca, as soluções a serem aplicadas não são um mero lavar de cara. Um século de desgaste e o constante adiar de soluções tornaram a estrutura do mercado “doente”. As intervenções não serão só estruturais, mas também a nível tecnológico.

A movimentação de pessoas com capacidades motoras reduzidas, através de elevadores, a possibilidade de efetuar cargas e descargas, o conforto dos comerciantes e dos visitantes, condições de segurança humana e alimentar e o acesso fácil a partir de transportes públicos são algumas das requalificações que vão permitir a modernização do Mercado do Bolhão.

Esta sessão de apresentação contou ainda com uma atuação do Teatro do Bolhão, que homenageou os vendedores do mercado.