O Pomar Solidário da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), juntamente com o Centro Hospitalar São João, vai começar a dar frutos a partir desta quinta-feira. O Centro de Investigação Médica vai receber a cerimónia de inauguração às 09h, para que, a partir dessa altura, os produtos plantados no espaço verde da FMUP satisfaçam as necessidades alimentares de pessoas carenciadas, nomeadamente dos utentes da associação ABRAÇO.

Integrado no projeto SOMA- Solidariedade e Meio Ambiente, tendo como responsáveis Maria Amélia Ferreira, diretora da FMUP, e Sónia Magalhães, do gabinete de Serviço Social e Mediação de Conflitos da FMUP, o Pomar vai contar com 33 árvores de fruto, 40 plantas de maracujá e várias aboboreiras, para além de ervas aromáticas.

Os trabalhos de preparação do espaço já começaram nesta segunda-feira. Estudantes de Medicina da FMUP, utentes e técnicos do Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar São João e da associação ABRAÇO vão constituir as duas equipas de voluntários encarregues da plantação das árvores.

A inauguração do Pomar vai contar com as presenças de Filipe Araújo, vereador da Inovação e Ambiente da Câmara Municipal do Porto, de António Ferreira, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar São João, e de Rui Ramos,vice-reitor da Universidade do Porto, entre outros representantes institucionais.