Nesta quinta-feira festeja-se, por todo o mundo, o Dia Mundial do Livro.

Por isso mesmo, o Passeio dos Clérigos recebe, até às 23h, uma venda solidária de livros, em que todo o dinheiro angariado reverte a favor da Assistência Médica Internacional (AMI).

Mas esta não é apenas uma simples venda, como conta Isabel Damião, organizadora do evento: “Este evento consiste numa venda solidária de livros. Livros que foram oferecidos à fundação AMI, por empresas, por particulares, com o objetivo de os podermos vender e, assim, angariar fundos. Os objetivos da AMIArte têm sempre em vista a organização de eventos solidários para a angariação de fundos. (…) Para não ser apenas uma venda do livro, convidamos vários artistas, da cidade, de várias áreas, para se juntarem ao nosso evento e criar alguma dinâmica”.

Para este evento, a AMI contou com a participação voluntária e solidária destes artistas, mas também com o Passeio dos Clérigos, que se mostrou desde logo disponível, bem como a loja Mercado Vintage, que forneceu os móveis para a decoração do espaço, a cargo do artista plástico Pedro Moreira.

Mas de onde surgiu esta ideia? Isabel Damião explica:-  “Como tínhamos em armazém estes livros, e ainda temos mais que não estão aqui expostos, surgiu a ideia de aproveitar o dia para fazer esta venda do livro solidária. Uma vez que é o Dia Mundial do Livro, as pessoas se calhar têm mais apetência em comprar um livro”.

A primeira venda foi feita a uma inglesa

A primeira venda deste evento foi, curiosamente, feita a uma turista inglesa que decidiu comprar um livro português. Embora não percebesse muito do que estava escrito, achou o livro bonito e, como recordação portuense, trouxe-o.

José Silva, também amante de livros e, como tal, visitante desta venda, afirma que viu o evento através da informação da AMI, que recebe diariamente. José deixou-se levar por autores lusos e escolheu o livro “Malhadinhas”, de Aquilino Ribeiro, e “Gente da Terceira Classe”, de José Rodrigues Miguéis.

A organizadora da iniciativa espera mesmo vender todos os livros, mas há outras formas de ajudar a AMI, seja através do cofre selado e colocado nesta venda solidária, da participação nos eventos por esta associação organizados, bem como do voluntariado.

Este ano, a AMI celebra 30 anos de atividade e toda a ajuda continua a ser necessária.