Dois estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) lançaram o livro BeagleBone for Dummies. Os autores da obra, Luís Perestrelo e Rui Santos, ambos estudantes da FEUP e a frequentar o quarto ano do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, fazem desta forma a sua estreia no mundo da edição.

Os títulos da coleção For Dummies são, como o próprio nome indica, “para totós”. Como tal, BeagleBone for Dummies é um manual para ajudar quem se está a iniciar no BeagleBone.

O que é o BeagleBone?

O Beaglebone é um pequeno mas poderoso computador com várias funções para inúmeras aplicações. Os estudantes da FEUP explicam que este computador ou placa “tem um cérebro – o processador – que é quase tão inteligente como os smartphones mais recentes e populares”.

As funcionalidades desta máquina são vastíssimas. Desde o seu uso para controlar uma casa de forma remota, “fazer host do seu próprio servidor, ou construir um robot“. E desengane-se quem pensa que as virtudes do Beaglebone ficam por aqui. Também é possível utilizar esta ferramenta para a programação e para descobrir novas facetas no universo da eletrónica.

No dia em que o BeagleBone foi lançado no mercado, o custo de entrada no universo da programação e da eletrónica desceu significativamente, “tanto em termos literais (monetários), como em termos de facilidade de compreensão”.

Escrever para iniciantes

Luís Perestrelo explica que uma das preocupações foi que “a linguagem fosse acessível a todos, até porque é esse o propósito de um livro for dummies”. Foi necessário encontrar uma forma para que vários tipos de leitor compreendessem a informação. Tanto um utilizador com conhecimentos de informática e eletrónica como uma pessoa pouco experiente e que só agora começa a dar os primeiros passos nesta área.

Início inesperado

Luís Perestrelo confessou ao JPN que a “ideia” não partiu da parelha de estudantes da Universidade do Porto (UP), aliás, “foi uma coisa que caiu mesmo do nada”. Rui Santos, co-autor do livro, tem um site “onde posta projectos de eletrónica, com BeagleBones e não só”. E foi através deste site que a editora “o encontrou” e, de seguida, o convidou para escrever um livro. “A seguir a isso, convidou-me para ser co-autor”, termina Luís Perestrelo.