Francisca Osório de Castro, conhecida artisticamente como KIKA, é portuense e é considerada uma das artistas revelação do panorama musical português. “Alive” é o nome do seu álbum de estreia, e conquistou as principais emissoras nacionais em 2013. No dia 17 de julho, a artista sobe ao Palco MEO e promete um concerto animado ao som de êxitos como “Guess It’s Alright”, single que atingiu o topo das tabelas comerciais e da Itunes Store (Portugal).

A artista trabalha com RedOne, produtor que já esteve ao lado de intérpretes como Lady Gaga e Mary J. Blige e que a apelidou de “future star”. KIKA aprendeu a tocar piano aos 5 anos de idade, impulsionada pelo músico britânico Dan McAlister. A 17 de julho, no dia em que atuam Lenny Kravitz, Miguel Araújo e Buraka Som Sistema, a cantora sobe ao palco para mostrar o porquê de ser considerada uma das maiores promessas da música nacional.

Outro dos nomes confirmados é Jimmy P. O barreirense atua em dia ainda a definir, e a presença do rap no festival parece estar confirmada. Estávamos em 2013 quando Joel Plácido lançava o seu primeiro disco de estúdio, que esgotou em pouco mais de um mês e deu origem a uma série de concertos que têm feito com que o artista percorra o país de uma ponta à outra. Depois de colaborações com Valete, Buraka Som Sistema e Bezegol.

O ano de 2015 marca o regresso de Jimmy P ao estúdio com o lançamento de “Fvmily First”, lendo-se “Family First”. Neste disco, o rapper aposta mais na coesão e larga a diversificação ao nível sonoro, com a lírica a ter como temas principais as relações humanas e a valorização do indivíduo. Segundo o artista, “este é um disco sincero, honesto e frontal que fala da importância dos sentimentos e da dignidade acima de tudo o que é material”.

O Meo Marés Vivas acontece em Vila Nova de Gaia, perto da foz do Rio Douro, entre 16 e 18 de julho. O bilhete diário tem o custo de 35 euros, enquanto o passe geral pode ser adquirido por 65 euros.