O Centro de Inovação Social (CIS Porto), em parceria com a ESLIDER-PORTUGAL, está a organizar o fórum “Pontes para o Futuro 2015”. A iniciativa pretende ser um instrumento de mudança e desenvolvimento no setor do empreendedorismo e inovação social. O fórum, com data e lugar marcado para 29 de abril, entre as 09h e as 17h30, no Palácio do Bolhão, tem entrada livre, mas obriga a inscrição prévia.

O evento insere-se na segunda edição do concurso Pontes para o Futuro 2015 e tem como objetivo encontrar soluções inovadoras em problemas identificados por organizações do terceiro setor (iniciativas privadas de utilidade pública), propostas por cidadãos empreendedores.

“Este fórum visa promover uma reflexão em torno do tema do empreendedorismo e inovação social como instrumento de mudança, reunindo todos os atores que intervêm no fenómeno. Tem também como objetivo cruzar a visão dos investidores sociais com a visão dos empreendedores sociais, criando pontes e potenciando futuras colaborações”, explica ao JPN Daniel Teixeira Coelho, diretor de projetos da Fundação Porto Social, organismo que dirige o CIS Porto.

CIS é mais um instrumento a favor do desenvolvimento

O Centro de Inovação Social do Porto foi criado pela Câmara do Porto, a fim de “sensibilizar a sociedade para a importância da inovação social, através da divulgação e promoção de novas ideias e projetos que contribuam para potenciar o desenvolvimento social da cidade do Porto”, refere Daniel Coelho.

O diretor de projetos acrescenta ainda que “a operacionalização do CIS passa pela avaliação de projetos com potencial de inovação social na Cidade do Porto, pela validação dos projetos que comprovadamente se apresentem como socialmente inovadores e pelo apoio na implementação dos mesmos, recorrendo às parcerias entre os diversos agentes económicos e sociais”.