Inês Nadais é jornalista e editora do Ípsilon, suplemento de cultura do jornal Público. Na passada quinta-feira, a editora ausentou-se daquela que é a sua redação há 15 anos para coordenar a atual equipa do vizinho JornalismoPortoNet (JPN).

Num dia que quebrou a rotina habitual da redação, Inês Nadais cativou a atenção com histórias do seu percurso, falou sobre o panorama atual do jornalismo e respondeu às questões – muitas delas curiosas – dos estagiários.

A “editora por um dia” sugeriu depois aos estagiários alguns temas culturais. A sugestão de Inês Nadais compreende-se: há 15 anos que a cultura é a sua especialidade no exercício do jornalismo.

A editora do Ípsilon não sentiu uma grande diferença entre “coordenar” uma equipa de jornalistas profissionais e a equipa do JPN, feita por estudantes a pouco tempo de se licenciarem. O que distingue a nova “fornada” é a “curiosidade e a ansiedade em relação ao que pode ser o futuro próximo”. No fim de contas acaba por não ser diferente de editar trabalhos de jornalistas no seu dia a dia, muito graças à preparação que um projeto como o JPN possibilita.

Elogiou o “laboratório” e a possibilidade de os alunos poderem, desde início, colaborar com o site e fazer peças jornalísticas, coisa que no seu tempo não existia. Apesar de o futuro da profissão não se adivinhar “nada fácil”, Inês Nadais acredita que os estagiários, atualmente, estão mais preparados em recursos e técnicas para exercer a atividade jornalística. Facto que, nos dias difíceis de hoje, ou, como diz a editora, “as coisas estão difíceis há dez anos”, poderá fazer a diferença.

Para Inês Nadais, a experiência de ser “editora por um dia” no JPN foi bastante positiva e foi pena ter sido por um tempo reduzido. Uma vez já estando habituada a orientar estagiários na sua atual “casa” – e, talvez por isso mesmo -, a editora do Ípsilon mostrou-se muito surpreendida com a pontualidade, o trabalho e a disponibilidade para trabalhar dos potenciais futuros jornalistas e deixa a porta aberta a uma nova visita.

[soundslides width=”520″ height=”480″ id=”277368″]