Quatro jovens universitários foram recentemente vencedores do Prémio de Cidadania Ativa da Universidade do Porto. Estes foram premiados por se diferenciarem positivamente no campo da cidadania. Mas o que faz com que um jovem seja distinguido dessa forma? Como é que estes estudantes arranjam tempo e força de vontade?

Ana Catarina Correia, Hélder Gonçalves, Ivo Reis e Sofia Rios são os que melhor sabem responder a estas perguntas, atualmente. O JPN foi conhecer melhor alguns dos premiados, descobrindo tanto a sua história como o seu contributo para a cidadania na Universidade do Porto (UP).

Fundamental sensibilizar a comunidade académica

Ana Catarina Correia, estudante do Mestrado em Sociologia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), foi distinguida na categoria “Humanitária ou Solidária”, por fazer das dificuldades forças nos direitos das pessoas com deficiências.

O seu contributo concreto prendeu-se com a promoção do exercício de uma “cidadania sem barreiras” para os estudantes com incapacidades, coordenando o movimento d(Eficientes) Indignados no Núcleo do Norte. Cidadã com paralisia cerebral, Ana sempre se debateu com problemas que agora quer ver resolvidos para outros.

“Fiquei realmente surpresa”. Foi esta a reação da estudante perante a receção desta distinção. “Quando enviaram a minha candidatura eu disse que não valeria a pena, pois não achava nada de significante”. Contudo, tal veio a provar-se ser uma ideia errada, quando conquistou este reconhecimento.

Relativamente à importância do prémio, Ana explica que pensa ser “fundamental e urgente sensibilizar cada vez mais a comunidade académica para a realidade dos estudantes com deficiências”. Assim, viu este galardão como uma forma de divulgar o seu trabalho até então.

A universitária explica que os estudantes com deficiência são pessoas com “dificuldades acrescidas”, mas que, se forem criadas soluções dignas e pensadas, são pessoas que “podem usufruir de uma inclusão e cidadania plenas”.

Quanto ao futuro, Ana pensa primeiro em terminar a sua tese e realizar um estágio na FLUP, para colaborar com o Serviço de Apoio ao Estudante com Deficiência na UP.

Reforçar a vontade e o ânimo

Já Hélder Gonçalves, estudante do Mestrado em Gestão de Serviços na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), foi premiado na categoria “Empreendedorismo”. Nesta área muitas foram as suas conquistas até ao cargo atual, diretor de projetos internos da Junior Achievement Alumni Portugal (JAAP). Foi distinguido por ter vindo a promover várias parcerias em atividades da UP no âmbito do empreendedorismo.

Tal como Ana, Hélder confessa ter ficado surpreendido quando soube que iria receber o prémio. Sentiu-se, de igual modo, orgulhoso, considerando esse sentimento “inevitável”, dado o reconhecimento pelo trabalho que prestou. “Senti, principalmente naquele momento, que todo o trabalho tinha valido a pena”.

Para o estudante, este prémio é “importante na comunidade universitária portuense”. Considera ainda que, para os estudantes, só “reforça a vontade e ânimo”. Para o empreendedor, “dar oportunidade e voz à comunidade universitária é sempre uma mais-valia”.

Em relação ao futuro próximo, o estudante deseja ingressar no mercado de trabalho. A longo prazo, Hélder pretende criar o seu próprio negócio. Deseja ainda ter uma experiência em Londres.

Estímulo à ação e participação

Ivo Reis, estudante do Mestrado em História, Relações Internacionais e Cooperação da FLUP, recebeu o prémio na categoria “Pedagogia”. Recentemente, Ivo foi premiado pelo seu percurso académico, ao ser o único português selecionado para o Programa Jovens Líderes Ibero-americanos.

Ao saber que seria premiado, Ivo sentiu “saudosismo ao olhar para trás e recordar o caminho”. Relembrou ainda as pessoas que marcaram o seu caminho, positivamente ou não.

Sobre o prémio, o estudante gostaria que o mesmo pudesse “ser mais um estímulo à ação e participação dos estudantes em projetos novos” e não só um “reconhecimento do mérito”.

Sobre os seus projetos futuros, o universitário pretende acabar o Mestrado e fazer uma pós-graduação na Europa, colaborando ainda com instituições europeias.

Luta contra o sedentarismo premiada

Sofia Rios, estudante da Faculdade de Desporto da U.Porto (FADEUP), recebeu o prémio na categoria “Desporto”. Desde muito cedo que a jovem se envolveu com os desportos universitários, sendo capitã das equipas de futebol 7 e de rugby 7 da UP, que se sagraram recentemente campeãs nacionais universitárias.

Paralelamente aos estudos, Sofia joga no Boavista FC ativamente e participa ainda em atividades que têm como objetivo a promoção do desporto junto dos mais novos, incentivando-os a lutar contra uma vida de sedentarismo.