O Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ), em conjunto com o Mestrado de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto, estão a organizar um seminário com base no projeto “Cobertura Jornalística da Corrupção Política: uma perspetiva comparada” daquele centro de investigação. A Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), mais propriamente o pólo de Ciências da Comunicação, vai receber a 28 de abril investigadores e professores universitários, cujas conferências terão como objetivo descortinar a responsabilidade da comunicação social no entendimento e na perceção da corrupção política por parte da sociedade e do próprio sistema jurídico.

Desde a importância da democracia na prossecução dos objetivos máximos do jornalismo, até à crescente relevância dos blogs na construção da crítica fundada e do conhecimento do público relativamente à corrupção, o seminário é mais uma razão, para aprofundar a temática e estabelecer ligações entre o que deve ser a responsabilidade social dos meios de comunicação social e a denúncia e erradicação de casos de corrupção política. Alguns exemplos como os casos Freeport, Face Oculta e Crédito Predial Português serão matéria de referência no seminário e uma oportunidade para demonstrar como na prática os escândalos de corrupção política em Portugal foram tratados pelos media nacionais.

Da equipa do projeto “Cobertura Jornalística da Corrupção Política: uma perspetiva comparada”, o seminário contará com a presença de Isabel Ferin Cunha, coordenadora do estudo, Estrela Serrano, Presidente do CIMJ e de Ana Cabrera, investigadora deste centro de investigação e do projeto em causa. O seminário inicia-se às 10h30 e está aberto a todos os que pretendam aventurar-se e saber mais sobre o jornalismo nos meandros da democracia e da corrupção política. O programa pode ser consultado aqui.