O Invictus Green Skate (IGS) é um evento organizado pela empresa Cactus, em parceria com a Associação Porto LongBoard, que pretende demonstrar que ser-se amigo do ambiente pode também ser “fixe”.

Inicialmente prevista para o dia 25 de abril – o adiamento foi devido a previsões de chuva e muito vento -, a iniciativa, que cumpre agora a sua segunda edição a 2 de maio, mantém como objetivos possibilitar a cada participante a oportunidade de contribuir para a mobilidade urbana saudável e a responsabilidade ecológica num ambiente descontraído.

Porto sobre rodas

Há dois anos que o Porto é o anfitrião nacional deste evento urbano – cidade que, aos olhos de Miguel Bastos, da empresa Cactus, tem excelentes condições para a prática destes desportos. “Tem toda a lógica que esta mentalidade seja promovida por quem pratica não só longboard skate, mas também bicicleta, patins, skate, trotinete entre outros meio não poluentes”.

Para aproveitar o que o Grande Porto tem para oferecer – não sendo apenas a gastronomia, a noite e a arte -, o dia dos inscritos começa com um cruising ecológico de 12 quilómetros pelas marginais do Porto, Gaia e Matosinhos, quer seja em skate, longboard skate, bicicleta, patins ou outros meios não poluentes.

Apesar de esta ser a principal atividade na agenda, para se tornar num dia em cheio segue-se uma travessia de barco no rio Douro e, por fim, um churrasco convívio entre todos os intervenientes na Gaia Surf House. Para Miguel é um final de dia “para restauro de energias e relaxar nos jardins do espaço acompanhados de boa música”.

Cartaz Invictus Green Skate 2015

cartaz-invictus-25Abril-RGB-1018x1440

 

A Ecologia não passa de moda

As questões ambientais nunca passarão de moda e continuam a ser um tópico nas bocas do mundo. Uma cidade como o Porto tem vários espaços que possibilitam a adesão natural das pessoas a este tipo de iniciativa. Como explica Miguel Bastos, para que as pessoas se relacionem com estas iniciativas é preciso mostrar os benefícios que as pequenas mudanças no dia a dia podem trazer. “Queremos que as pessoas se apercebam da necessidade de usufruir dos espaços da cidade numa forma mais saudável, quer seja em passeio, a dirigir-se para o trabalho, para a escola ou ir buscar o pão”.

O IGS faz parte de um plano nacional de eventos da Cactus, que decorre entre a primavera e o outono de 2015, mas a nível internacional não é um evento isolado, já que está incorporado numa inicativa anual global, o Greenskate. Este teve a sua estreia em 2007 e, desde então, todos os anos, durante a semana da Terra, decorrem, em vários países, atividades cujo conceito é celebrar e encorajar o baixo consumo ambiental – através do longboard skate como forma de transporte.

Na edição passada, o circuito que junta a diversão dos desportos radicais com a consciência ecológica contou com cerca de cem participantes e superou as expectativas de Miguel e do resto da organização – “ambiente excecional onde a boa disposição foi cativante”. Com um feedback bastante positivo por parte dos participantes, a Cactus espera que este feito se repita na edição deste ano, ainda com data provisória – devido às condições meterológicas – apontada para 2 de maio.