Em comunicado na página oficial, a empresa Metro do Porto apresentou o programa especial que vai ser implementado durante a semana académica na cidade. Nas noites de maior afluência, de 2 para 3 de maio, dia da Monumental Serenata e após o cortejo académico de dia 5, o Metro do Porto vai ter transporte contínuo para estudantes e público em geral.

O comunicado faz saber que, nas datas já referidas, as linhas Azul (A), Vermelha (B), Verde (C), Amarela (D) e Laranja (F) funcionarão de forma ininterrupta, garantindo viagens de dez em dez minutos. O Metro do Porto informa ainda que a linha Azul estará em funcionamento durante todas as noites da Queima das Fitas, a partir das 05h00, na estação Câmara de Matosinhos.

Este reforço na circulação de transportes é mais do que uma boa notícia para, claro está, os estudantes. David Alfaia, de 23 anos, finalista de Assessoria no curso de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto (UP), ficou satisfeito por saber do programa especial do Metro, porque “assim não há desculpas para incorrer em comportamentos de risco, particularmente na Queima das Fitas, onde existem muitos excessos e pouca responsabilidade”.

David diz ao JPN que, embora costume ir de automóvel para o Queimódromo, neste ano fará a escolha mais sensata e vai aproveitar o serviço especial do Metro como meio de transporte para a “festa”.

Para Joana Santos, finalista do curso de Gestão da Faculdade de Economia do Porto (FEP), o metro e o “Shuttle” especial dos STCP costumam ser a escolha de eleição entre o seu grupo de amigos. “O transporte grátis, a segurança e a regularidade são as principais fatores a ter em conta”, explica ao JPN.