Arranca esta segunda feira uma oficina de escrita criativa, na Biblioteca Almeida Garret, no Porto, moderada pela poetisa Ana Luísa Amaral. Segundo o programa, este workshop é destinado a todos os interessados na escrita de poesia, nos seus processos e contextos construitivos. As sessões seguintes serão a 4, 11, 19 e 26 de maio e a dia 2 e 6 de junho, sempre das 18h30 às 21h30.

“Não se ensina ninguém a ser poeta. Quem vai para cursos destes é porque ja escreve e precisa deles para se estimular” – é deste modo, que ao JPN, Ana Luísa Amaral começa por descrever este curso. A escritora conta-nos também que numa fase inicial, o objetivo é partir-se “do tema da inspiração, se ela existe ou não” e também “contextualizá-la ao longo da história da poesia”. As primeiras sessões serão por isso mais teóricas, e, numa fase mais avançada, os formandos serão convidados sempre a escrever poemas, quer “a partir de versos de outros poetas” ou “em conjunto, em poemas colectivos”, esclarece a poetisa.

Uma das participantes é Luísa Lamas, de 49 anos, professora de informática e bibliotecária na Escola Rodrigues de Freitas, no Porto. Ao JPN, Luísa afirma ter-se inscrito no curso mais para estimular a sua atividade profissional: “Esta oficina de escrita criativa é interessante para eu poder dinamizar a literacia na leitura. É uma mais valia, para poder colaborar depois melhor com alunos e professores numa perspetiva mais livre e criativa. Quanto melhor eu dominar a escrita, melhor posso ensinar e ajudar os alunos”, sustenta a professora.

Não é a primeira vez que Ana Luísa Amaral realiza workshops desta índole. Um dos últimos que organizou foi no ano passado e intitulava-se “A poesia tem sexo?”. Nele foi debatido com os participantes a importância do género na poesia. Ao longo das várias sessões, a escritora mostrou aos alunos várias pinturas, e todos leram em conjunto vários poemas, na tentativa de descobrir sempre se o autor dos mesmos era homem ou mulher.

Ana Margarida Borges, de 63 anos, atriz e professora de português aposentada, participou nesse workshop e noutro de escrita criativa dado pela mesma formadora. “A Ana Luísa Amaral é ótima comunicadora. Sabe muito sobre poesia. Escreve e diz muito bem os poemas”, revelou a participante. Escritora há alguns anos, revela-nos que se soltou mais no processo criativo através dos cursos: “Ajudaram-me imenso a libertar-me do lado mais clássico, rígido e do uso de rimas nos poemas. Com estes workshops aproximei-me mais da poesia contemporânea. Recomendo mesmo a participação a todos”, assume.

O curso tem o custo de 120 euros e as inscrições, ainda abertas, podem ser realizadas aqui.