O projeto que começou com cinco pessoas, oriundos sobretudo do meio académico e universitário, depressa se estendeu ao país inteiro. A plataforma “Explicas-me” é a criação de mentes cujas valências se estendem desde a área da gestão até à do web design. Desde da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) até à Universidade do Algarve (UAlg), a plataforma foi fundada com a essência do empreendedorismo jovem e da multidisciplinaridade  e a intenção de não ser um projeto apenas no papel.O Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) é atualmente a residência do “Explicas-me”.

Encontrar o centro de explicações ou o explicador à medida de cada estudante é o lema desta plataforma. Os pré-requisitos vão desde o preço ao local de residência e a partir dessas informações é gerado um leque de escolhas mais apropriadas à situação ideal de estudo de cada aluno.

Tiago Loureiro, um dos fundadores do projeto, assume que a dificuldade de encontrar um centro de explicação com um preço acessível foi uma das motivações iniciais da criação do “Explicas-me”. Além deste facto, a ideia de que na universidade a explicação é uma situação remota e rara é desmitificada com a plataforma. Aliar as fragilidades do mercado no “mundo das explicações” com a tecnologia permite a existência e a sustentabilidade do projeto.

E porque não é apenas dirigida a alunos e a encarregados de educação, os professores e os centros de explicação são igualmente parte ativa e contributiva na plataforma. As duas partes são convidadas a inscreverem-se gratuitamente no site, sendo que após o contacto dos alunos, os docentes têm de pagar um determinado valor pelo serviço prestado. No entanto, os encarregados de educação e os alunos pagam diretamente aos centros de explicação, sem qualquer interferência do projeto. De facto, parte do financiamento é o resultado deste processo de benefícios e custos.

O feedback tem sido positivo e neste momento o caminho da plataforma passa pela aposta na comunicação e na publicidade da “marca”, segundo Tiago Loureiro. O facto de ser um projeto exclusivamente online é motivador de desafios, quer na continuidade do mesmo, quer no conhecimento público do “Explicas-me”.