“À sombra dos seus edifícios decadentes cobertos de azulejos que contam a história da cidade, um passeio pelas suas calçadas revela que o Porto ama os livros”, diz o El Mundo. O portal de viagens do jornal espanhol conta que, para além do vinho, das pontes e da gastronomia, na cidade do Porto respira-se literatura e cada vez mais os turistas se apercebem e interessam por isso.

Sem esquecer a icónica livraria Lello, uma das mais antigas livrarias do mundo, o El Mundo conta que esta cada vez mais funciona como atração turística do que como livraria. Diariamente, passam pela Lello, em média, duas mil pessoas.

A livraria, situada na Rua das Carmelitas, é cada mais conhecida muito por conta da autora da saga de livros do Harry Potter. JK Rowling diz ter-se inspirado no visual da Lello para criar o mundo mágico de Hogwarts que ainda apaixona gerações. O Porto foi, muitas vezes, fonte de inspiração para a criação do imaginário dos leitores de Harry Potter, desde as tradições académicas às lojas das ruas de comércio tradicional.

Para além da livraria Lello, também a Livraria da Baixa, a Rota do Chá, o Papa-Livros, a Poetria e o Restaurante Book foram referenciados quer como um bom sítio quer comprar um livro, quer como um bom sítio para o ler.

Para o El Mundo, o Centro Histórico do Porto, classificado Património Cultural da Humanidade desde 1996, está a reinventar-se. A magia da cidade vai para lá do que se vê nos guias turísticos, tornando o Porto numa cidade que “ama” os livros.