De acordo com o ranking publicado pela empresa multinacional Quacquarelli Symonds, a Universidade do Porto (UP) encontra-se entre as mais relevantes 100 universidades no mundo nas áreas de Engenharia Civil e Estruturas, surgindo ainda nos primeiros 200 nomes em outras cinco vertentes: Engenharia Química, Engenharia Eletrotécnica, Agricultura e Silvicultura, Farmácia e Farmacologia e Ciências Ambientais.

A instituição de Ensino Superior da cidade do Porto está ainda entre as 200 e as 250 melhores universidades do mundo nos campos das Línguas Modernas, Ciência de Computadores, Engenharia Mecânica, Ciências Biológicas, Medicina, Química e Matemática.

Em comparação às restantes instituições nacionais, a UP está classificada como melhor universidade portuguesa em 19 das 36 áreas de ensino avaliadas pelo ranking. Em dez outros campos, a universidade encontra-se na segunda ou terceira posição, ocupando assim o pódio nacional em 29 das 36 áreas analisadas no total.

Melhores resultados do que em 2014

Já em setembro do ano passado, a UP surgia como a universidade portuguesa com melhor classificação no ranking “QS World University Rankings”, ocupando o 293.º lugar entre mais de 800 universidades mundiais classificadas.

Os resultados obtidos este ano espelham uma significativa melhoria em relação ao ano passado. Na altura, a UP tinha sido colocada no top 350 mundial em apenas sete das áreas de ensino analisadas, melhorando assim a classificação em dez áreas. Para a elaboração desta lista foram analisadas mais de três mil universidades e dez mil cursos de todo o mundo, tendo sido avaliados de acordo com três indicadores de qualidade em cada área de ensino: reputação académica, reputação entre empregadores e produção científica.