Tudo aquilo que desagrada aos visitantes dos museus, como o facto de estes fecharem cedo, ou de terem, por vezes, pouco público, ou entrada paga, não vai, certamente, repetir-se, na noite de 16 de maio, nem no dia 18, alturas em que se assinalam a Noite Europeia dos Museus e o Dia Internacional dos Museus, respetivamente.

Nestes dias são vários os museus que têm entrada gratuita, sendo possível visitar as suas exposições e obras, bem como participar nas iniciativas especialmente preparadas para comemorar os espaços museológicos do país.

Através das visitas temáticas vão poder ser explorados conteúdos pedagógicos relacionados com a preservação do planeta, indo, assim, de encontro, ao tema geral deste ano do Dia Internacional – Museus para uma Sociedade Sustentável, que visa promover a consciência ambiental na sociedade e destacar o papel dos museus nesta temática.

Espaços envolvidos promovem mais de 400 atividades

Vão ser cerca de 70 unidades museológicas de todo o país que participam, este ano, com mais de 400 atividades diversificadas, sendo que só na Noite dos Museus se vão realizar mais de 140 iniciativas.

O visitante pode, assim, passar no Museu Militar do Porto e ter a experiência de ser recruta por um dia ou visitar o Museu da Chapelaria em São João da Madeira. Já o Museu do Carro Eléctrico convida para um passeio noturno ao longo da marginal do Douro, bem como o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, que vai estar aberto em horário alargado, oferecendo também a oportunidade aos visitantes de conhecerem as exposições e os espaços.

Os interessados podem consultar na página do Património Cultural quais as atividades programadas para este dia, em cada região do país.

O programa integra, anualmente, visitas guiadas, espetáculos de teatro, música, dança, palestras, peddy papers, maratonas de leitura e ateliês lúdicos para crianças, entre outros espetáculos.

Na galeria em baixo podem ser vistas algumas sugestões de museus que têm entrada gratuita durante todo o ano.

[soundslides width=”520″ height=”480″ id=”278992″]