Com a chegada do verão e o aumento da exposição solar, há que aumentar os cuidados a ter com a pele. De modo a “sensibilizar a população para os cuidados a ter com o sol” e “detetar, ainda em fase precoce, possíveis lesões cutâneas que poderão estar associadas a problemas oncológicos”, o IPO-Porto vai promover um rastreio da pele gratuito.

“São mais de oito mil os utentes que anualmente passam pela Clínica de Pele, Tecidos Moles e Osso do IPO-Porto, pelo que este tipo de ações de prevenção se revela primordial”, alerta Matilde Ribeiro, diretora do Serviço de Cirurgia Plástica. Para além disso, dados do Registo Oncológico Regional (ROR) mencionam a incidência de melanoma em 6-8 casos por cada 100 mil habitantes.

O rastreio acontece a 20 de maio mas a linha verde a partir da qual qualquer pessoa se pode inscrever – o número é o 808 202 517 – está aberta a partir desta sexta-feira, 15 de maio.

A data não foi escolhida ao acaso: a 20 de maio comemora-se o Dia do Euromelanoma, “uma campanha europeia que envolve 29 países com o objetivo informar toda a população sobre o cancro de pele, o diagnóstico precoce e o seu tratamento”.