Mariana Machado, narradora profissional e formadora, é a grande impulsionadora deste projeto que junta crianças e adultos, promovendo o valor artístico e pessoal de pessoas que vivem numa “realidade invulgar, devido a fatores de saúde, deficiência ou exclusão social”.

O projeto “Os meus amigos imaginários”, que teve início em 2012, começou com a intenção de trabalhar com pessoas, através da narração, para que possam partilhar as suas próprias experiências.

A iniciativa dividiu-se num programa direcionado ao público infantil e noutro que conjuga a narração com uma outra arte, mais direcionada para adultos. Mariana Machado iniciou este último após conhecer o trabalho de Joana Brito, uma pintora de 33 anos, portadora de Síndrome de Down, despertando-lhe o interesse de conhecer e descobrir mais talentos como o dela.

“Fiquei maravilhada ao ver todo o percurso da Joana, apesar de ter Trissomia 21 e de ter todas as limitações que esta doença acarreta, tanto de integração social como de oportunidade”, acrescenta a narradora profissional, contando “encontrar outras pessoas de outras artes, conjugando sempre a narração com a arte, em que este seja o ponto de partida”.

Esta “rede de amizade” que Mariana Machado pretende “estender a toda a gente” tem, igualmente, como objetivo, a partilha de experiências e de histórias de vida que se revelem importantes “para superar alguma dificuldade, criando um elo de ligação entre as pessoas”.

O evento de inauguração do projeto “Super-Heróis Desconhecidos”, a ter lugar neste sábado, às 17h45, na livraria infantil Salta Folhinhas, vai contar com uma sessão de contos e uma exposição de pintura que ficará na livraria durante uma semana. A entrada tem o custo de 4 euros.