Para celebrar o Dia Internacional da Biodiversidade, a 22 de maio, o Centro de Educação Ambiental (CEA) da Quinta do Passal, em Gondomar, vai receber, de 18 a 23 de maio, várias atividades que pretendem consciencializar os participantes, de uma forma dinâmica e divertida, de conceitos relacionados com os ecossistemas, os habitats e os diferentes grupos de fauna e flora.

As atividades da “Semana da Biodiversidade”, uma iniciativa do evento “Pé n’a Terra“, promovido pela plataforma digital BioDiversity4All, são dirigidas a todas as faixas etárias, de forma a instruir e alertar crianças, das escolas do município de Gondomar, e também adultos.

Além da consciencialização dos participantes, as atividades da “Semana da Biodiversidade” têm também o objetivo de formar os técnicos do CEA para que, mais tarde, possam aplicar conhecimentos noutro tipo de iniciativas.

Empresas, associações, escolas, famílias e grupos de amigos podem participar uma única vez ou repetidamente nas diferentes atividades que, dependendo dos objetivos e do tipo de parceiro, podem ser pagas ou gratuitas.

Ao longo de seis dias, as manhãs e as tardes dos participantes vão ser preenchidas por um vasto leque de atividades coordenadas por Cristina Vieiras, do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-inBIO) da Universidade do Porto, com colaboração dos biólogos Cristiana Alves e Ricardo Pinto.

Programação da “Semana da Biodiversidade”

Esta terça-feira, dia 19 de maio, vai ser preenchida por uma única atividade que ocupará o dia todo. O “Bio-peddy-paper” vai permitir aos participantes, do 5.º e 6.º ciclos, explorar, de forma dinâmica, o espaço exterior do CEA, enquanto respondem a questões relacionadas com o tema da biodiversidade e descobrem pistas.

O que é?

O Dia Internacional da Biodiversidade, celebrado a 22 de maio, foi decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para alertar a população mundial da perda acentuada que se tem sentido, de forma crescente, nos aspetos relacionados com a biodiversidade.

A manhã de quarta-feira, dia 20 de maio, vai começar com flashes e objetivas. Os participantes do 3.º ciclo, através do “Desafio Fotográfico”, vão poder utilizar a tecnologia para registar as diversas formas de biodiversidade no CEO.

A atividade “Biodiversidade nas margens do Douro” vai preencher a tarde de quarta-feira. O objetivo é que cada participante, alunos do secundário, recolham dados sobre a fauna e flora ribeirinha, para que, no fim, criem um painel informativo.

Dia 21 de maio, quinta-feira, começa com a “Construção de caixas de ninho”, também para os alunos do secundário, que pretende dar a conhecer as espécies de aves que habitam o CEA, ressalvando a importância da existência de locais de nidificação das espécies.

Ao longo da tarde, as atividades serão vistas de forma mais “ampla”. “Habitats à lupa” é o nome da iniciativa que pretende animar os participantes do 2.º e 3.º ciclos, ao descobrirem habitats mais pequenos e escondidos.

Por fim, na sexta-feira, dia 22 de maio, para celebrar o Dia Internacional da Biodiversidade, os participantes do 3.º ciclo vão ser alertados para a importância da avaliação da qualidade das águas através de uma abordagem ecológica.

A “Semana da Biodiversidade” não se esqueceu dos adultos e, como tal, estes vão poder assistir à palestra “Biodiversidade – as suas problemáticas e potencialidades” e ainda dar um passeio pelo CEA enquanto fotografam e registam os diferentes fatores de ameaça, mas também de promoção, da biodiversidade.