O Teatro Universitário do Porto (TUP) foi o vencedor do Prémio de Melhor Espetáculo, na passada noite de 16 de maio, na festa de encerramento do Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa (FATAL) 2015, no Teatro do Bairro, em Lisboa.

Raquel Sousa, presidente do TUP, salienta que o grupo já ganhou vários prémios e, o deste ano, vem mais uma vez congratular “o esforço e empenho de todos”. “É importante que o nosso trabalho seja reconhecido pelo festival e pelo júri”, considera.

Explica, também, o conceito desta peça vencedora «Celeste – Uma Assombração», encenada por Gonçalo Amorim e Luís Araújo, um “trabalho bastante continuado”, que esteve em cena em fevereiro deste ano, na Casa da Alegria, no Porto.

Os ensaios da peça decorreram desde setembro do ano passado e contou com 14 atores em cena, além dos elementos da equipa técnica, artística e de produção.

O TUP tem o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, da Reitoria da Universidade do Porto e do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), mas Raquel Sousa garante que levar um espetáculo a um festival envolve sempre gastos adicionais.

De recordar que esta 16.ª edição do FATAL começou no passado dia 22 de abril e reuniu cerca de vinte grupos de universidades portuguesas e espanholas, onde apenas 11 estiveram em competição.

Raquel Sousa destaca, ainda, qual vai ser o próximo projeto do TUP, instituição que tem vindo a somar méritos, sempre com “vontade de inovar e de experimentar”.