O CineCafé – Ciclo ‘Entertaining Violence’ tem como mote a “arte voyeurista e como os seres humanos estão predispostos para ver a violência como entretenimento”, afirma Diogo Xará, coordenador do Departamento Cultural da Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (AEFLUP).

Esta edição teve início a 13 de maio com o filme ‘Peeping Tom’ (1960), de Michael Powell, que aborda o voyeurismo, o cinema e a paranóia.

Nas próximas sessões, a decorrerem a 20 e 27 de maio, serão projetados os filmes ‘Funny Games’ (1997), de Michael Haneke, e ‘Irréversible’ (2002), de Gaspar Noé, ambos abordando a história e narrativa da violência enquanto entretenimento.

O projeto CineCafé, organizado por um núcleo de estudantes pertencente ao Departamento Cultural da AEFLUP, iniciou-se em 2011 e mantém-se até aos dias de hoje com ciclos e filmes diferentes todas as semanas.

Segundo Diogo Xará, “o objetivo do projeto é dinamizar a cultura numa faculdade que, sendo de Letras, deve ter uma apreciação pela arte”. Sempre que possível, a organização do CineCafé convida profissionais da área ou até mesmo professores da FLUP para fazerem parte do ciclo, como é o caso de Mark Poole, que irá apresentar os filmes desta edição.

O ciclo de cinema terá lugar no Anfiteatro Nobre da FLUP e será de entrada livre, com direito a café e pipocas.