O desafio do Novo Banco e do Museu de Serralves é lançado a jovens fotógrafos com ideias criativas que queiram desenvolvê-las com recurso a uma bolsa, em jeito de prémio revelação.

De acordo com o regulamento do mesmo, disponível online, podem concorrer jovens “de nacionalidade portuguesa e estrangeiros residentes em Portugal”, desde que tenham até 30 anos, à data limite para entrega de candidaturas. Os projetos apresentados podem resultar de um trabalho individual ou em grupo.

O formato do concurso, que foi lançado em 2005 e já premiou 38 jovens artistas, foi renovado: o nome foi alterado, o prémio a atribuir ao único vencedor foi aumentado e o júri será internacional. Numa primeira fase, em julho, quatro criadores serão seleccionados e “será publicado um catálogo com os seus trabalhos”.

O nome do vencedor será divulgado em setembro, em dia ainda a definir, e terá direito a uma bolsa no valor de 15 mil euros, destinada à produção do próprio projeto. Do prémio faz ainda parte a apresentação do trabalho numa exposição individual no Museu de Serralves, com inauguração prevista para novembro.

As candidaturas estão abertas até 30 de junho e os interessados devem entregar CV e cópias de documentos, portfólio em papel ou em CD, memória descritiva do projeto e a ficha de inscrição devidamente preenchida.