Livrarias independentes. Independentes, porque não estão sobre a gestão de nenhuma editora ou outra empresa. Muitas delas são geridas a pulso resistente e apaixonado e com bastante longevidade. A cidade do Porto é habitada por múltiplos e recônditos espaços desta índole.

Cada livraria independente da Invicta esconde e convida os seus habitantes a uma visita, para conhecer uma imensa variedade de tesouros, estéticos e culturais. A Livraria Académica é uma dessas livrarias. Situada no número 10 da rua Mártires da Liberdade, o espaço faz 103 anos em novembro de 2015. Nela há livros desde os livros mais seculares até aos mais contemporâneos, entre todos os géneros literários.

nunocanavez

Nuno Canavez, proprietário da Livraria Académica.

Quem muitas vezes entra no espaço, nem imagina que no piso superior o mesmo guarda uma sala cheia de quadros, toda ladeada por mais livros, e vários objetos de arte. Nuno Canavez, gestor do espaço, revelou a paixão que sempre nutriu pela arte da poesia, pois coloca, a cada novo catálogo de livros impresso para os clientes, sempre um novo poema. Ao JPN, explicou também a identidade do espaço:

O dono da livraria também refletiu sobre o interesse dos jovens nos livros, em relação ao passado, exemplificando casos concretos, onde, nesse sentido, faz um balanço negativo do surgimento da internet:

Romances, livros escolares e técnicos. Filosofia, História e Geografia. Poesia, ensaios… Todos os géneros de livros podem ser encontrados nestas livrarias, desde autênticas pechinchas – com livros desde o módico preço de um euro – até às relíquias para colecionadores, com livros a rondar as centenas de euros.

As livrarias Lumière e Moreira da Costa, são também dois exemplos de amor incondicional pelo ofício de ser livreiro. A Livraria Lumière abriu ao público em 2001 no Centro Comercial Lumière, na cidade do Porto. Atualmente, situa-se na Travessa de Cedofeita, no número 64. O espaço dedica-se à compra e venda de livros usados e tem a particularidade de semanalmente mudar sempre a montra, tendo em conta efemérides ou temáticas preferidas da gestora do espaço, Cláudia Ribeiro.

Prosseguimos pelas calçadas da Invicta. Entramos na Rua da Conceição, viramos pela Rua de José Falcão, seguimos pela Rua de Ceuta e chegamos à Livraria Moreira da Costa. O estabelecimento foi inaugurado por José Moreira da Costa em 1902. Hoje, é Miguel Carneiro o proprietário, pertencente à quinta geração da família do fundador. Quem passa pela livraria muitas vezes não imagina os pequenos tesouros que esta possui, como a sua cave com centenas de livros seculares cheios de história e diversidade de conteúdos.

O JPN resolveu apurar, junto dos proprietários de ambos os espaços, que preciosidades e motivos de visita existem nas suas livrarias:

Estes são só três exemplos de uma pequena fatia das dezenas de livrarias independentes espalhadas por toda a cidade. Espaços não só de compra de livros, mas também de tertúlia com os donos delas. Abaixo, pode ainda espreitar os pontos cardeais de outras livrarias na cidade Invicta. Outras, ainda, estão disponíveis através deste endereço.

[soundslides width=”600″ height=”580″ id=”278824″]