O conceito é “internacional” e “inovador”, define a organização, e o objetivo é “concentrar centenas de pessoas no mesmo espaço a cantar e a dançar em ritmos diferentes” naquela que será a “primeira festa silenciosa do Porto”.

Basicamente, vários DJ’s vão passar música em simultâneo, em frequências diferentes, mas quem estiver presente só a poderá ouvir o que escolher através de headphones individuais. Assim, “cada DJ pode observar o público e, consoante o feedback, adaptar a sua música”. “O centro das atenções”, diz a organização, passa a estar “concentrado no público e não apenas na cabine do DJ”. Para além disso, parece a solução ideal para grupos de amigos com gostos distintos: é possível partilharem o mesmo espaço sem que estejam a dançar e a cantar a mesma música.

Filipe Faria, Dj/MC Tonny, Dj/MC Elio Rodriguez e Twolups Djs prometem não desiludir. O primeiro, um designer industrial com queda para a música, rendeu-se à House Music “a partir dos anos 90, quando comprou o seu primeiro vinil”. Atualmente, varia “entre os beats clássicos e alguns sons mais atuais”. Já o Dj/MC Tonny, nestas lides há 17 anos, vem diretamente de Barcelos com um lema apenas: “Festa!”.

Um conceito partilhado com o Dj/MC Elio Rodriguez, que “vê na música uma forma de animar as pistas de dança. O seu lema é surpreender, a quem está a ouvi-lo, com a música que menos esperam naquele momento”. Já Twolups Djs vêm em dupla até à Foz do Douro com “ritmos latinos” e a promessa de “uma noite recheada de bom espírito e muita dança”.

A Tenco Silent Party acontece a 23 de maio na Esplanada do Molhe, das 19h às 02h, em jeito de sunset e warm-up. A entrada é gratuita.