A biblioteca de Vasco Graça Moura, com mais de 40 mil livros de vários géneros literários, como história, arte e literatura, poderá ser disponibilizada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) muito em breve.

De acordo com declarações dadas à Agência Lusa, o filho do escritor diz que ainda “estão a ser efetuados os contactos com a Universidade do Porto”, mas que já estão “a estudar a forma de divulgar e promover a biblioteca e o espólio” da personalidade. O processo, que ainda não está concluído, pretende disponibilizar o espólio de Vasco Graça Moura e não doá-lo.

Os livros disponibilizados deverão ser também “objeto de estudo” da faculdade, avança o filho do escritor, nas mesmas declarações à Lusa.

Distinguido pela UP com Honoris Causa

Vasco Graça Moura destacou-se em várias áreas ligadas às Letras, apesar de se ter licenciado em Direito e de ter exercido advocacia entre 1966 e 1983. Foi poeta, ensaísta, romancista, cronista, dramaturgo e tradutor de obras clássicas, assinando a sua primeira obra em 1962, com “Modo mudando”.

As suas obras acabaram por ser um marco da literatura portuguesa, tendo sido distinguido com vários prémios de literatura, como o Prémio Pessoa, o Prémio Virgílio Ferreira, os prémios de Poesia do PEN Clube Português e da Associação Portuguesa de Escritores. Esta última também lhe atribuiu o Grande Prémio de Romance e Novela.

O escritor, nascido na Foz do Douro, Porto, em 1942,  foi distinguido pela Universidade do Porto (UP) com o doutoramento Honoris Causa, em março de 2014, pelo seu contributo à cultura portuguesa. Vasco Graça Moura acabou por falecer no ano passado,  a 27 de abril, aos 72 anos.